Avaliação do setor financeiro
Por: helida.arsilva • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Avaliação do Setor Financeiro
Pontos
Credibilidade – Confiança – Falta de investimento externo – Juros subindo – Gastos públicos altos – menor arrecadação.
A queda da economia do país no segundo trimestre vem alarmando os economistas e os fazendo questionar, o quanto e onde o governo impacta na economia.
Queda de 1,9% do PIB comparada ao primeiro trimestre como indica o IBGE, segundo semestre consecutivo em baixa e com o nível de investimento em queda, por causa da confiança baixa no governo mostram o quanto é importante ter um governo que nos de confiança e certeza de pagamentos aos investidores.
Entramos numa contração, tivemos a primeira menor arrecadação da serie histórica desde 1997, que trás para os investidores uma duvida se o Brasil será mesmo um bom lugar para investir.
Tudo isso gerado pelo mau desempenho das contas publicas, de janeiro a junho, as receitas liquidas caíram 5,7% descontada a inflação, E as despesas totais ficaram estáveis, caindo 0,7 no mesmo critério.
Sem diminuir os gastos e sem aumentar a receita, a equipe econômica precisou reduzir para R$ 8,7 bilhões, 0,15% do PIB a meta de superávit primário para 2015.
Bem abaixo da primeira meta estipulada.
Agora o governo cogita incluir novamente a CPMF para aumentar a receita, mas especialistas já indicam que esta atitude pode é piorar a situação econômica do país, mas o que deve ser feito é uma politica de exportação que valorize o produtor ou indústria brasileira para aumentar a exportação e a receita em paralelo, e assim não prejudicar toda a sociedade fazendo ele arcar com o prejuízo de uma má administração no Brasil.
Link: http://www.brasilemfoco.com.br/arquivos/category/economia
...