TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos trabalhistas em setores contábeis, financeiros e pessoais

Trabalho acadêmico: Procedimentos trabalhistas em setores contábeis, financeiros e pessoais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer a informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade, promovendo aos seus usuários as informações úteis para a tomada de decisão.

De tal forma que para melhor preparar o aluno para o mercado de trabalho e procurando com isso a familiarização do aluno com a profissionalização, o artigo tem objetivo de demonstrar as rotinas trabalhistas no departamento de contabilidade, no setor fiscal e pessoal, acompanhando o preenchimento de notas fiscais, da escrituração dos livros fiscais, no setor pessoal, identificando os documentos necessários para a admissão e demissão de funcionários e elaboração de uma folha de pagamento.

- Rotinas trabalhistas

Para uma empresa formalizar admissão de um funcionário e necessário os seguintes itens relacionados abaixo terá como finalidade além de sua identificação possibilitar o correto desempenho das obrigações.

Exame admissional: E o exame que o funcionário faz para ser admitido na empresa para saber se estiver apito ou inapto para exercer tau função.

CTPS: Carteira de trabalho na parte de contrato de trabalho e preenche com o carimbo da empresa os dados da empresa e acrescente-se data de admissão, valor do salario e função.

Registro de empregado: Para fazermos o registro do empregado que pode ser feito no livro de registro ou em ficha de registro e necessário tais Xerox de documentos RG,CPF,Titulo,foto,nº da CTPS ente outros:

Contrato de trabalho: O contrato e fundamental tanto para o empregado quanto para o empregador ele tem o prazo de 60 dias mais pode ser prorrogado por mais 30 nele contem valor do salario, horas trabalhadas ente outras.

E muito importante ter todos os documentação correta, os exames periódico realizado no tempo correto, livro de registro preenchido com dados certos, CTPS contendo alterações feitas durante o período trabalhado. Pois quando um funcionário não tem mais vinculo com a empresa e entregue ao mesmo um documento chamado PPP que contem todos os todos do mesmo da admissão à demissão e de inteira importância no período de aposentadoria.

- Diferenças Individuais

Entre os diversos fatores e recursos que compõem uma organização, destaca-se como o mais complexo e com uma ampla área de estudo a ser abordada, o recurso humano, ou seja, as pessoas que compõem e interagem no ambiente organizacional no desenvolvimento de suas tarefas. Uma vez influenciados por inúmeros fatores como sentimentos, emoções, tristezas, alegrias e estresse entre outros, o indivíduo age e reage de diferentes maneiras de forma que pode acarretar insatisfações, críticas como também curiosidade em entender e explicar o motivo de tal comportamento.

Objetivando prever, explicar, entender e mudar o comportamento humano nas empresas o estudo do comportamento organizacional torna-se fundamental, pois são os indivíduos quem tomam as decisões e controlam a aquisição e aplicação de recursos para sobrevivência da organização.

As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porém são muito diferentes entre si. Sendo seu comportamento imprevisível, as pessoas podem distorcer o objetivo da organização provocando conflitos ou podem agrupar seus talentos e aptidões promovendo um ótimo trabalho em equipe. Isso representa as principais características do ser humano, as diferenças individuais e o comportamento individual, importantes aspectos dentro das organizações

.

Liderança e a capacidade de influenciar um grupo e direção ao alcance de objetivos. A liderança e a influencia interpessoal exercida e dirigida por meio do processo de comunicação para a consecução de METAS especifica e um elemento chave em toda empresa.

Os lideres podem causar um profundo impacto na vida das pessoas da empresa. Ser líder não quer dizer posição, privilégios ou títulos. Quer dizer responsabilidade e resultados, popularidade não significar liderança.

Motivação quando uma pessoa se põe a caminho de um objetivo, não e necessariamente estar motivada a atingir objetivos. O movimento e uma situação passageira, só dura enquanto persistiremos estimulados que o geram.

A motivação por sua vez, dura enquanto a necessidade interior não suprida, o alcance dos objetivos prepostos, ou seja, fim do potencial motivador gera no individuo um sentimento estima e autor realização. Ester sentimento lhe traz satisfação e o predispõe a empreendimento cada vez mais ousado em buscar da concretização de novas necessidades e potencialidades.

Motivação é como uma energia, uma tensão uma força ou ainda um impulso interno aos indevidos.

Alraham Maslow desenvolveu uma teoria da motivação fundamentada em hierarquia das necessidades essas necessidades influenciam o comportamento humano segundo éster autor a cada momento, existe uma necessidade predominante nos indevidos que motiva seu comportamento. São as necessidades básicas para sobrevivência humana, ou seja, alimentação, roupa, moradia. A parte do momento em que essas necessidades estiverem satisfeitas passa a predominar as de segurança.

Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work). Tal teoria teve por base entrevistas realizada com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam. Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

Grupo X Equipe

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.

"TODA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com