BALANÇO E SUA ESTRUTURA
Seminário: BALANÇO E SUA ESTRUTURA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 5865 • 2/9/2014 • Seminário • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 237 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL E SUA ESTRUTURA
O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
O quadro mostra a estrutura básica do Balanço patrimonial, que é balanceada pela equação: Ativo = Passivo +Patrimônio Líquido.
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Para facilitar a análise e sua interpretação o Balanço Patrimonial é organizado por um Plano de Contas.
O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que ordena de forma objetiva o grupo de contas do Balanço Patrimonial. E cada empresa elabora o seu plano de acordo com suas atividades e a complexidade de suas operações.
As contas do Ativo devem ser ordenadas de acordo com seu grau de liquidez, e as do Passivo de acordo com seu vencimento.
Ativo
O Ativo representa os bens e os direitos de uma empresa e também as demais aplicações de recursos que podem gerar benefícios econômicos presentes ou futuros.
Os bens são: dinheiro em caixa ou depósito em banco, mercadorias para revenda ou materiais em estoque que serão transformados no processo de produção. Também podem ser bens permanentes que são utilizados no desenvolvimento das atividades, como os edifícios, terrenos, veículos, máquinas, móveis entre outros. Os direitos são contas, duplicatas ou títulos receber, ações, e empréstimos concedidos a terceiros.
No Ativo é registrado tudo que é de propriedade da empresa e que está sob seu domínio.
O Ativo é subdividido em:
Circulante: São agrupadas no Ativo de acordo com o grau de liquidez decrescente. São as contas que estão em giro, circulação ou movimento constante, exemplo: Caixa, Banco Conta Movimento, Valores a Receber, Estoques, entre outros.
Realizável a Longo Prazo: São os bens e direitos que se transformarão em dinheiro após um ano da datado balanço, provenientes de vendas, empréstimos a sócios, acionistas ou diretores da empresa.
Permanente: Representa os bens que não são destinados a venda e tem certa vida útil. O Ativo Permanente é dividido em três grupos: Investimentos: que são as aplicações financeiras de caráter permanente que geram rendimentos, mas que não fazem parte das atividades operacionais da empresa.
Imobilizado: são os bens de natureza permanente utilizados para a manutenção das atividades principais da empresa, são as ferramentas, veículos, máquinas, instalações, etc.
Passivo
O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, são as dívidas que elas têm com terceiros. No momento que estas dívidas vencerem será exigido a sua liquidação.
No ponto de vista dos negócios o passivo tem seu sentido negativo por estar associado às obrigações e dívidas da empresa.
O Passivo é subdividido em:
Circulante: são as obrigações exigíveis que deverão ser liquidadas no prazo máximo de um ano, exemplo, Fornecedores e Salários a Pagar, Encargos Sociais e impostos a recolher, Empréstimos Bancários de curto prazo, entre outras obrigações.
Exigíveis a Longo Prazo: São as obrigações que serão liquidadas com prazo superior a um ano, como, Financiamentos, Debêntures, etc.
Patrimônio Líquido
São os recursos que os proprietários/sócios aplicaram nas empresas mais os resultados gerados pelo desenvolvimento das atividades. Também considerado como Passivo, mas Passivo não exigível, por ser uma obrigação com os proprietários das entidades.
Classificação das Contas do Balanço Patrimonial
Contas do Ativo Circulante
Caixa
Onde são registrados os ativos financeiros da empresa, que possuem liquidez imediata, em outras palavras dinheiro em espécie.
Crédito
São os títulos de crédito, quaisquer valores mobiliários e os outros direitos.
Clientes
Registra os movimentos com os compradores de mercadorias, de produtos e de serviços.
Estoques
São as mercadorias para serem revendidas que a empresa possui. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço.
Imposto a Recuperar
Impostos pagos no ato da compra de mercadorias, incidentes sobre as compras realizadas. Denomina-se a recuperar, pois quando ocorrer a vendas das mercadorias, o valor de imposto pago será reduzido dos Impostos a recolher (referente à venda de mercadorias). Desta forma, a empresa pagará apenas a diferença de valor, diminuindo o imposto das compras do imposto das vendas.
Imposto de Renda e de Contribuição Social Diferidos
São os valores do imposto de renda e da contribuição social a pagar em períodos futuros, com relação a diferenças temporárias tributáveis.
Contas a Receber
Representam valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Essas outras transações não representam o objeto principal da empresa, mas são normas e inerentes às suas atividades.
Ativo Não Circulante
Depósitos Judiciais
Geralmente estão representados por valores depositados por ordem judicial e vinculados a causas pendentes.
Créditos com Pessoas Ligadas
A conta registra o valor dos créditos da entidade junto a pessoas físicas ligadas.
Créditos com Pessoas Coligadas e Equiparadas
As sociedades nas quais a participação direta ou indireta seja maior ou igual a 10% do capital votante, independentemente do percentual da participação no capital total.
Créditos com Pessoas Controladas
É
...