BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento
Por: Luíza Ferreira • 16/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 3.283 Palavras (14 Páginas) • 722 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), popularmente conhecido como Banco Mundial, é também uma agência especializada da ONU, embora tenha sua própria autonomia. Portanto, o Banco Mundial é constituído pelo BIRD juntamente com a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID).
O BIRD foi criado em Julho de 1944, com o intuito de reconstruir a Europa que foi devastada após a Segunda Guerra Mundial, contudo, o objetivo atual dele é proporcionar empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.
O BIRD conta hoje com um grupo de 188 países que ao longo da história foram se agregando com um único fim de combater o subdesenvolvimento e as precárias condições de vida, que vai do analfabetismo a miséria completa.
Este Banco tem ajudado milhões de pessoas pobres em países de renda média, a ter acesso a postos de trabalho, mercados e serviços sociais; ajudou a proporcionar os serviços essenciais, tais como água, eletricidade e estradas; e trabalhou com os governos para melhor gestão do setor público.
ORIGEM
O Sistema Financeiro Internacional atual foi constituído após a Segunda Guerra Mundial na Conferência de Bretton Woods realizada em 1944 na cidade com o mesmo nome, nos Estados Unidos. Essa conferência foi realizada com a finalidade de estabilizar o Sistema Financeiro Internacional que estava desestruturado desde a Primeira Guerra Mundial, onde o antigo padrão Moeda-Ouro desmoronou.
Participaram da conferência 44 países não comunistas a fim de discutirem as propostas para criação do novo Sistema Internacional Financeiro, no qual a proposta escolhida foi do Secretário do Tesouro dos EUA, H. D. White, onde presumia estabelecer um sistema de paridade monetária, no qual o Dólar Norte-Americano tinha a paridade frente ao ouro fixada em US$ 35,00, na medida em que os outros países que aderissem ao novo Sistema deveriam determinar o seu cambio em relação ao dólar.
Tendo em vista as dificuldades em que passavam muitas nações na época da realização da conferência foi requerida a criação de um organismo que financiasse o desenvolvimento econômico de tais países que estavam destruídos após a Segunda Guerra Mundial. Com isso foi instituído o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a fim de realizar empréstimos de longo prazo com o objetivo de financiar os projetos de desenvolvimento de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Seu primeiro empréstimo de US $ 250 milhões foi para a França em 1947 para a reconstrução pós-guerra. A reconstrução se manteve como principal foco de atuação do Banco, devido às catástrofes naturais, emergências humanitárias e de reabilitação pós-conflito necessidades que afetaram o desenvolvimento da economia em transição.
Durante a década de 1980, o Banco foi empurrado em muitas direções: no início da década, o Banco foi colocado frente a questões macroeconômicas e de reescalonamento da dívida; no final da década, as questões sociais e ambientais assumiram o centro do palco, e uma sociedade civil cada vez mais participativa acusou o Banco de não observar as suas próprias políticas em alguns projetos.
Para responder às preocupações sobre a qualidade das operações do Banco, o Relatório Wapenhans foi lançado e logo após foram tomadas medidas para a reforma, incluindo a criação de um Painel de Inspeção para investigar reclamações contra o Banco. No entanto, a crítica aumentou, atingindo um pico em 1994, nas reuniões anuais de Madrid.
Atualmente, o trabalho de reconstrução permanece como uma das áreas de intervenção mais importantes do BIRD devido aos desastres naturais, emergências humanitárias e necessidades de reabilitação pós-conflitos. Contudo, atualmente o principal objetivo do BIRD é a redução da pobreza no mundo através do apoio da concessão de empréstimos e assistência ao desenvolvimento às economias menos desenvolvidas.
É válido ressaltar que o BIRD faz parte de um grupo mais amplo, ao qual, juntamente com outros quatro grupos (AID - Associação Internacional de Desenvolvimento / IFC - Corporação Financeira Internacional / AMGI - Agência Multilateral de Garantia de Investimentos e CIADI - Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos; que foram criados para suprir as demandas que o BIRD não podia atender), formam o Grupo Banco Mundial.
ESTRUTURA DO BANCO
É como uma cooperativa, onde se encontram 188 países membros. Estes países membros (acionistas) são representados por um Conselho de Governadores, que são os responsáveis políticos finais no banco mundial. Geralmente, os governadores são ministros dos países membros das finanças ou ministros de desenvolvimento.
Para o desenvolvimento de suas atividades, o BIRD conta com um presidente e um corpo de 25 diretores-executivos, apontados ou eleitos pelos países ou por grupos de países membros.
A Assembleia de Governadores é formada por um governador e um governador suplente, nomeados por cada país membro. Eles também servem como representantes do seu país no Conselho de Administração. Reúnem-se anualmente, em ocasiões em que são revistas as atividades do ano fiscal precedente e traçadas as linhas gerais de atuação do Banco para o período seguinte.
A Assembleia de Governadores é um órgão de decisão do Banco, onde foram delegados alguns poderes.
E esses poderes incluem:
Admitir e suspender membros;
Aumentar ou diminuir o capital social autorizado;
Determinar a distribuição do lucro líquido do Banco;
Decidir recursos contra interpretações dos artigos do acordo pelos Diretores Executivos;
Faça arranjos formais abrangentes de cooperação com outras organizações internacionais;
Suspensão permanente das operações do Banco;
Aumentar o número de Diretores Executivos eleitos;
Aprovar as alterações aos artigos do Acordo.
A equipe de diretores executivos é formada por indivíduos dos países membros do BIRD, sendo que dentro destes, há pesos diferenciados para os países, uma vez que a condição econômica dos países determina a
...