Business Inteligence Sistemas Contábeis Informatizados I
Por: Isabella Santos • 12/11/2017 • Resenha • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 391 Visualizações
[pic 1]
Sistemas Contábeis Informatizados I
Resenha crítica
Esta resenha busca levantar uma crítica sobre o artigo científico “Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria”.
Prof. Anderson Daniel
Isabella dos Santos Coelho
Rosilene Magalhães Pessanha
Rio de Janeiro
2017
RESUMO
A pesquisa buscou investigar como o uso do processo de coletagem das informações, formando um sistema integrado, o chamado Business Intelligence (BI) influencia e auxilia a área de controladoria, trazendo-lhe informações financeiras consolidadas para que a área de controladoria tome as decisões cabíveis. Para esta pesquisa foi realizado um acompanhamento em uma empresa fabricante de sistemas de energia durante um período de análise compreendido entre agosto de 2003 a dezembro 2005, observando o cenário antes da implantação do sistema e após a implantação.
O processo iniciou-se com o envio de um questionário para a empresa a fim de verificar se a mesma se adaptava ao estudo que seria realizado. Com a confirmação, partindo de entrevistas, pesquisa de documentação, registros em arquivos e observação direta com os gestores das áreas de tecnologia da informação, controladoria, vendas, produção, presidência e gerência geral, foi constatado que o cenário dependia de uma fonte de informações confiáveis, tempestivas, adequadas e uniformes, pois existia uma falta de foco na determinação de quais informações eram relevantes no negócio.
Com o levantamento de cada área da empresa, de como era a inclusão dos dados, como eram realizadas as tarefas, os procedimentos, o papel da controladoria naquele momento, e em que momento a mesma participava, foi possível detectar que através da integração que o BI possuía, tornaria possível obter um consolidado em formato analítico de todas as informações imputadas no sistema da empresa.
O cenário antes da implantação do software, de acordo com os depoimentos da gerência geral da empresa, era de necessidade de reestruturação dos processos, pois o vigente não tinha adequação com o que este novo método sistêmico proporcionaria para a organização. De acordo com os dados levantados, o setor de controladoria utilizara planilhas eletrônicas para análise, o que tornava o processo lento, com retrabalhos e com compartilhamento limitado das informações. Esses pontos precários ocasionavam conflitos de dados e perda de tempo quando confrontados com outras áreas, não sendo possível cumprir o seu principal papel dentro da organização, o de transformar os dados em decisões.
Percorrendo outras áreas, como a de tecnologia, era latente a quantidade de requisições desordenadas e intempestivas referente ao sistema atual da empresa/planilhas de modo que a equipe retirasse dados do sistema e planilhasse para seus usuários, gerando desconfiança nos mesmos. Em vendas, vivenciava-se retrabalhos, como o contato realizado para o mesmo cliente em duplicidade por consultores diferentes, não se tinha noção da qualificação dos leads. No entanto, com a entrada do BI em tecnologia os usuários que realizavam as solicitações conseguiam ter acesso às informações sem que houvesse a intervenção desta área. Em vendas possibilitou aos vendedores a visualização de suas atividades globais de vendas, conhecer melhor seu cliente e seus resultados, maior visibilidade sobre as variáveis que envolvem as transações em vendas.
Após a conclusão do novo modelo de gestão, pôde-se notar que o ganho foi bem expressivo no que tange à organização dos processos, aumento da margem de contribuição, o resultado operacional e econômico da empresa, entre redução de retrabalho por erros de informações propiciando a agilidade na tramitação da informação às áreas responsáveis, principalmente à controladoria.
POSICIONAMENTO CRÍTICO
O Business Intelligence (BI) influencia as empresas na melhoria da qualidade e organização das informações. Porém, há pontos que ultrapassam sua implantação. Como por exemplo, a gestão dos setores envolvidos como parte influenciadora na tomada de decisão e trabalho em equipe na busca de melhoria e transformação do método de geração da coleta de dados e organização das informações na empresa.
E somente o método não é adequado e sustentável para resolver a sistemática das empresas em relação as informações, o sistema só poderá produzir informações úteis para tomada de decisão quando usufruir de dados íntegros e confiáveis, assim podendo transformá-los em relatórios qualificados. Diante disto, se faz necessário o uso da conotação social, onde prevê a capacidade do indivíduo em absorver os conteúdos coerentes e consideráveis, onde o mesmo saberá reportar os relatórios de forma segura ao sistema e aos seus superiores. Neste caso, é crucial para a realização deste instrumento, o acompanhamento diário e a certificação de que as informações presentes estão atualizadas, pois as informações contábeis, fiscais, financeiras, se alteram e a perda de qualquer informação fará com que ao final não tenha os dados de maneira fidedigna.
...