CONCEITOS E NOMENCLATURAS UTILIZADAS NO MARKETING
Por: florbela1 • 14/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4 NO PORTIFÓLIO 4. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS.
Dúvidas me perguntem no quadro de aviso
Atenção: A aula 3: China: Desafios e Oportunidades Empresariais é apenas para leitura e conhecimento de vocês, não terá atividade sobre essa aula e também ela não irá cair na prova.
Atividades das Aulas 3 e 4
- Na aula 4, foram citadas varias definições para Marketing. Agora faça você uma definição para Marketing.
O marketing vem da palavra maeket: mercado
CONCEITOS E NOMENCLATURAS UTILIZADAS NO MARKETING
O marketing, como disciplina aplicada na prática empresarial, utiliza conceitos originários de outras disciplinas como: Economia, Estatística, Psicologia e Sociologia.
ENTENDENDO MARKETING
Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações. (Dias, 2003: 2).
O conceito moderno de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios. A história do marketing pode ser contada por "Eras".
- Explique com suas palavras as Três Eras na historia do Marketing.
O market passou por três eras : primeiro pela era de produção até 1925 o poder estava todo na mão do produtor e existia muito mais gente querendo do que capacidade de produção e com a vinda das pessoas da zona rural para a cidade começaram a ter salários,começaram a ter empregos e começaram a consumir produtos sofisticados e quem tiam o domínio da produção vendiam muito, os consumidores iam até as lojas em busca de seus produtos e tudo que era fabricado era vendido o poder setava todo na mão do produtor e não havia respeito pelo consumidor onde a industria fabricava e o consumidor comprava ou não.
Após 1925 a 1950 houve uma mudança a oferta passou a ser maior que a procura com a modernização , a capacidade maior de produção e com a teccnologia produzia muito mais do que se procurava então começa a área das vendas, área do porta-porta , propagandas incentivando as pessoas não só comprar mas também a trocar seus produtos velhos por novos assim começa a aprocimação do consumidor até chegarmos
A era de 1950 chamada a era do marketing onde a concorrência é grande, tem escolha da onde vc vai comprar seu produto e de que forma ou seja o consumidor passa a ser o rei varias escolhas.
AS TRÊS ERAS NA HISTÓRIA DO MARKETING
[pic 2] |
Era da produção
Até cerca de 1925, a maioria das empresas, mesmo as que operavam em economias altamente desenvolvidas na Europa Ocidental e na América do Norte, estava voltada para a produção. Os fabricantes davam ênfase à produção de mercadorias de qualidade e então procuravam quem as comprasse. A atitude predominante então se baseava no conceito de que um produto bom (definido em termos de qualidade física) se venderia por si mesmo.
Era da vendas
Entre 1925 e o início dos anos 50, as técnicas de produção nos Estados Unidos e em outros países altamente industrializados se sofisticaram, havendo crescimento na produção. Uma empresa voltada para vendas pressupunha que os consumidores não iriam adquirir mercadorias e serviços que não julgassem essenciais, e que a tarefa do pessoal de vendas e propaganda seria justamente superar essa resistência e convencer as pessoas a comprarem.
Era do marketing
A renda pessoal e a demanda de mercadorias e serviços por parte do consumidor caíram abruptamente durante a Grande Depressão no início dos anos 30, conferindo ao marketing um papel mais importante. A sobrevivência das organizações exigia que os administradores analisassem com maior atenção os mercados a que se destinavam seus produtos e serviços. Essa tendência foi interrompida pela eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando racionamento e escassez de mercadorias de consumo tornaram-se lugares comuns. Os anos de guerra, contudo, representaram apenas uma pausa na tendência emergente que deu prioridade ao conceito de marketing. Com o tempo, o posicionamento dos produtos ofertados era pouco percebido pelos clientes, ou seja, não havia grande diferenciação para os mesmos entre os produtos ofertados pela empresa A ou B, obrigando as mesmas a melhorar suas estratégias, começando a “era do marketing”. A ordem agora é: o consumidor é o rei, "busque uma necessidade e satisfaça-a". Diante desse desafio, as empresas começaram a buscar profissionais que entendessem e desenvolvessem produtos e serviços que satisfariam as necessidades e desejos dos seus clientes.
...