CONTABILIDADE
Por: Bella Modas • 18/7/2015 • Trabalho acadêmico • 3.631 Palavras (15 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
fagno borges glória
CONTABILIDADE APLICADA: BALANÇO SOCIAL
[pic 4]
Porto Alegre do Norte – MT
2015
fagno borges glória
CONTABILIDADE APLICADA: BALANÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Contabilidade áreas diversas, contabilidade do setor público, contabilidade social e ambiental, Seminário VI.
Professores: Carla Patricia Rodrigues Ramos, Valdeci da Silva Araujo, Regiane Alice Brignoli Moraes, Debora Cristiane Barbosa Kirnev.
Porto Alegre do Norte – MT
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................... 5
2.1 BALANÇO SOCIAL 5
2.1.1 Histórico CONAB 8
2.1.1.1 Personalidade Jurídica 9
2.1.1.2 Contratação de pessoal 11
2.1.2 Finalidade e Objetivos da Criação da CONAB 13
2.1.3 Normas que regem os aspectos contábeis 14
2.1.4 Instrumentos Acionados 14
2.1.5 Cooperativa da Região 15
2.1.6 Empresas da Região 17
2.1.6.1 Vantagens e Desvantagens 17
2.1.7 Indicadores existentes 17
3CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................... ...................................22
1 INTRODUÇÃO
A presente produção textual foi elaborada com o objetivo de compreender como ocorre a contabilidade aplicada com relação ao balanço social, o que é. Qual o objetivo de sua criação, sua relevância mediante as organizações que o elaboram.
Foi realizada uma analise detalhada quanto ao balanço social da Cooperativa CONAB indicada na orientação do portfólio onde, foi possível conhecer sua história, personalidade jurídica, finalidades e objetivos bem como foi possível compreender as normas que regem a contabilidade, e as ferramentas utilizadas para efetivar as políticas de sustentação da renda de seus associados, produtores rurais.
O trabalho ainda objetivou realizar uma analise regionalizada localizando qual a principal cooperativa da região, e quais as vantagens e desvantagens proporcionadas por esta, observando a incidência de empresas rurais na região. E por fim realizando uma analise detalhada do Balanço Social da CONAB de 2013 quanto aos acréscimos e decréscimos dos exercícios apresentados.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 BALANÇO SOCIAL
Balanço social é um termo utilizado para denominar a demonstração publicada anualmente (em geral) pelas organizações, onde são agrupados uma série de dados sobre suas ações sociais, projetos e benefícios direcionados aos seus próprios colaboradores, investidores, e para a comunidade na qual está inserido com foco de ser analisado por analistas de mercado e acionistas. (DEGRAF, 2013)
É geralmente visto como uma ferramenta de avaliação e multiplicação da exibição da responsabilidade social de grandes empresas. (DEGRAF, 2013)
Para Degraf (2013) o balanço social de uma a empresa deve evidenciar o que a mesma faz em prol de seus colaboradores, dependentes, e de um modo geral pela comunidade, deve ainda estar evidenciada a forma com que estas atividades contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos de forma transparente.
A principal função do balanço social é expressar publicamente a forma com que sua responsabilidade social faz a diferença para esta comunidade, de modo que construa ligações proveitosas entre a sociedade, a organização e o meio ambiente. (DEGRAF, 2013)
O balanço social ainda considerado uma ferramenta que, quando construído por múltiplos profissionais, tem a capacidade de apontar e conferir a apreensão da organização para com a comunidade, as pessoas e a vida em geral. (DEGRAF, 2013)
Segundo Degraf (2013), a origem do Balanço Social ocorreu durante a década de 1960, nos Estados Unidos da América e na Europa, após a população repudiar a guerra do Vietnã, o que originou uma agitação de boicotagem quanto à aquisição de produtos e ações relacionadas e originadas de companhias ligadas ao conflito.
Foi a partir desse período que as comunidades e a sociedade de um modo geral passaram a exigir uma nova postura ética das mais diversas instituições empresariais e estas passaram a oferecer uma prestação de contas com relação a suas ações e objetivos sociais.
No Brasil o balanço social ganhou destaque durante a década de 1970, originando as movimentações entre as organizações empresariais do país, no entanto, foi apenas alguns anos depois, na década de 80 que um número pequeno de organizações iniciaram a divulgação do Balanço Social tornando-se pioneiras em tal.
Nos anos seguintes, mais e mais empresas se interessaram pelo balanço social, vislumbrando no mesma uma possibilidade de ganhar destaque e se divulgar, ganhando a simpatia popular como uma empresa preocupada com os aspectos sociais. Na década de 90, as organizações que passaram a apresentar seus balanços sociais aumentaram. (DEGRAF, 2013)
As pioneiras na apresentação do Balanço Social no Brasil foram:
Nitrofértil | Empresa estatal da Bahia, realizou o balanço social em 1984, foi considerado o primeiro documento brasileiro do gênero. |
Sistema Telebrás | Também no mesmo período publicou em meados da década de 80. |
Banespa | Realizou o balanço social em 1992 |
Fonte: DEGRAF, 2013
...