CONTABILIDADE COMPTABILIÁRIA PARA A GESTÃO DE CAPITAL DE ACIONISTAS
Tese: CONTABILIDADE COMPTABILIÁRIA PARA A GESTÃO DE CAPITAL DE ACIONISTAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejanevero • 22/2/2015 • Tese • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 176 Visualizações
CONTABILIDADE I.
A CONTABILIDADE EXISTE PARA CONTROLAR O PATRIMÔNIO.
O PATRIMÔNIO PODE SER DE UMA EMPRESA OU DE UMA PESSOA. QUALQUER UM QUE SEJA DONO DE ALGUMA COISA TEM PATRIMÔNIO.
O CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES FORMA O PATRIMÔNIO.
1- BENS: SÃO COISAS, AVALIÁVEIS EM DINHEIRO, DAS QUAIS SE TEM A POSSE E O DOMÍNIO. DOMÍNIO É A PROPRIEDADE LEGAL DO BEM. A POSSE SIGNIFICA ESTAR COM ELE. EXEMPLOS: MÁQUINAS, TERRENOS, ESTOQUES, DINHEIRO, FERRAMENTAS, VEÍCULOS, INSTALAÇÕES, ETC...
2- DIREITOS: SÃO COISAS QUE POSSUEM VALOR ECONÔMICO, OU SEJA, SÃO BENS DOS QUAIS SE TEM O DOMÍNIO, MAS NÃO A POSSE. TEM-SE O DIREITO LEGAL AO BEM, MAS NO MOMENTO NÃO SE DISPÕE DELE. POR EXEMPLO: CONTAS A RECEBER, DUPLICATAS A RECEBER, AÇÕES, DEPÓSITOS EM CONTAS BANCÁRIAS, TÍTULOS DE CRÉDITO, ETC...
3- OBRIGAÇÕES: É O INVERSO DO DIREITO, ALGO QUE POSSUI VALOR ECONÔMICO, QUE SE TEM A POSSE, MAS NÃO O DOMÍNIO. POR EXEMPLO: FINANCIAMENTOS, EMPRÉSTIMOS, FORNECEDORES, CONTAS A PAGAR, ETC....
QUALQUER MOVIMENTAÇÃO QUE ALTERE SEUS BENS, SEUS DIREITOS OU SUAS OBRIGAÇÕES É UM FATO CONTÁBIL, QUE DEVE SER REGISTRADO.
A CONTABILIDADE É CLASSIFICADA EM:
• CONTABILIDADE FINANCEIRA; registra os fatos ocorridos – passado.
• E CONTABILIDADE GERENCIAL. Analisa os dados, indica o que deve ser mudado – futuro.
A CONTABILIDADE FINANCEIRA É AQUELA QUE SE PREOCUPA COM O REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS, COMO SE ELA ESTIVESSE OCUPADA EM FAZER UM DIÁRIO DA EMPRESA, TRABALHA COM FATOS PASSADOS, O QUE JÁ ACONTECEU.
A CONTABILIDADE GERENCIAL LÊ O DIÁRIO QUE A FINANCEIRA ESCREVEU, ANALISA O QUE ACONTECEU, ANALISA AS TENDÊNCIAS, E VÊ O QUE DEVE SER MUDADO, OU SEJA, TRABALHA COM O FUTURO, COMO A EMPRESA DEVERÁ ENFRENTAR A REALIDADE FUTURA.
ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO CONTÁBIL.
A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO DA CONTÁBIL DEPENDE DO TAMANHO DA EMPRESA.
EM NOSSO PAÍS, PRINCIPALMENTE PARA AS MICRO-EMPRESAS (ME) E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP), A FUNÇÃO DO CONTADOR FOI MUITO DISTORCIDA, ESTANDO VOLTADA APENAS PARA SATISFAZER O FISCO.
A MEDIDA QUE A EMPRESA CRESCE, PASSAMOS A CONTABILIDADE FINANCEIRA, E CONTABILIDADE GERENCIAL, EXERCIDAS RESPECTIVAMENTE PELO CONTADOR E PELO CONTROLLER.
O CONTADOR É RESPONSÁVEL POR TODOS REGISTROS, PEÇAS CONTÁBEIS E ATENDIMENTO AO FISCO.
O CONTROLLER É RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO ANUAL DA EMPRESA, APRESENTAR SUA COMPARAÇÃO COM O REAL PARA A DEVIDA ANALISE DOS FATOS, E O GERENCIAMENTO DE IMPOSTOS.
TOMADA DE DECISÕES.
A CONTABILIDADE É UM INSTRUMENTO QUE AUXILIA A ADMINISTRAÇÃO TOMAR DECISÕES. (COLETA, MENSURA, REGISTRA E SUMARIZA EM RELATÓRIOS)
NA VERDADE, ELA COLETA TODOS OS DADOS ECONÔMICOS, MENSURANDO-OS MONETÁRIAMENTE, REGISTRANDO-OS E SUMARIZANDO-OS EM FORMA DE RELATÓRIOS OU DE COMUNICADOS, QUE CONTRIBUEM SOBREMANEIRA PARA A TOMADA DE DECISÕES.
DECISÕES NO ÂMBITO INTERNO DA EMPRESA.
EM FUNÇÃO DOS RECURSOS ESCASSOS, TODA APLICAÇÃO QUE SE FAZ, OU TEM QUE SER FEITA EM UMA EMPRESA, DEVE-SE BASEAR EM DADOS E INFORMAÇÕES CORRETAS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.
POR ISSO A NECESSIDADE DE UMA CONTABILIDADE CONFIÁVEL, COM DADOS PRECISOS E ATUALIZADOS, QUE CONTRIBUAM EFETIVAMENTE PARA A TOMADA DE DECISÕES, TAIS COMO:
1- COMPRAR X ALUGAR – LEASING - IMPLICAÇÕES FISCAIS;
2- FORMAÇÃO DE PREÇO DE PRODUTO – PLANILHA DE CUSTO;
3- ANÁLISE DE FINANCIAMENTOS - TAXAS;
4- CONTROLE DE ESTOQUE; (O VALOR APLICADO)
5- ETC...
DECISÕES NO ÂMBITO EXTERNO DA EMPRESA.
O PROCESSO DECISÓRIO DECORRENTE DAS INFORMAÇÕES APURADAS PELA CONTABILIDADE NÃO SE RESTRINGE APENAS AOS LIMITES DA EMPRESA, MAS TAMBÉM A OUTROS SEGMENTOS, QUAIS SEJAM:
1- INVESTIDORES – É ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS QUE SE IDENTIFICA A SITUAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA DA EMPRESA; DESSA FORMA O INVESTIDOR TEM EM MÃOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA DECIDIR SOBRE AS MELHORES ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS. OS RELATÓRIOS EVIDENCIAM A CAPACIDADE DA EMPRESA DE GERAR LUCRO E OUTRAS INFORMAÇÕES.
2- FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS A CRÉDITO – USAM OS RELATÓRIOS PARA ANALISAR A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DA EMPRESA COMPRADORA.
3- BANCOS – UTILIZAM OS RELATÓRIOS PARA APROVAR EMPRÉSTIMOS, LIMITE DE CRÉDITO, AVALIAR LINHAS ESPECIAIS DE FINANCIAMENTOS, ETC.;
4- GOVERNO – USAM OS RELATÓRIOS E REGISTROS CONTÁBEIS COM A FINALIDADE DE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, DADOS ESTATÍSTICOS PARA O IBGE.
5- SINDICATOS – UTILIZAM OS RELATÓRIOS PARA DETERMINAR A PRODUTIVIDADE DO SETOR, FATOR PREPONDERANTE PARA REAJUSTE DE SALÁRIOS.
6- OUTROS INTERESSADOS – FUNCIONÁRIOS, COM OBJETIVOS DE MANUTENÇÃO DO EMPREGO; CVM COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – FUNCIONAMENTO DA BOLSA DE VALORES; CONCORRENTESL, ETC....
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
AO FINAL DE CADA EXERCÍCIO SOCIAL, A DIRETORIA DA EMPRESA FARÁ ELABORAR, COM BASE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, AS SEGUINTES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:
1- BALANÇO PATRIMONIAL (BP);
2- DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE);
3- DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS;
4- DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC).
A LEI 6.404/76 EXIGE QUE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DAS COMPANHIAS ABERTAS SEJAM OBRIGATORIAMENTE AUDITADAS POR AUDITORES INDEPENDENTES REGISTRADOS NA CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
BALANÇO PATRIMONIAL
A PRINCIPAL DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA É O BALANÇO PATRIMONIAL. ESTE
...