CONTABILIDADE CRIATIVA: COMO ALGUMAS EMPRESAS UTILIZAM PARA MANIPULAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: rocheli • 7/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.582 Palavras (11 Páginas) • 658 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FACCAT
CONTABILIDADE CRIATIVA: COMO ALGUMAS EMPRESAS UTILIZAM PARA MANIPULAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ROCHELI CRISTINA SCHMITT
Taquara
2016
ROCHELI CRISTINA SCHMITT
CONTABILIDADE CRIATIVA: COMO ALGUMAS EMPRESAS UTILIZAM PARA MANIPULAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Projeto de Pesquisa apresentado a Disciplina de Metodologia da pesquisa Aplicada do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Taquara, sob orientação do Prof. Daniel Facchini.
Taquara
2016
SUMÁRIO
1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO 3
1.1 Tema 3
1.2 Delimitação do tema 3
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 HIPÓTESES 6
5 OBJETIVOS 7
5.1 Objetivo geral 7
5.2 Objetivos específicos 7
6 ESTRUTURA DO TRABALHO 8
7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
7.1 Contabilidade Organizacional 9
7.2 Contabilidade Criativa 9
8 METODOLOGIA 12
9 RECURSOS 12
10.1 Recursos humanos 12
10.1 Recursos materiais e financeiros 12
REFERÊNCIAS 16
1 TEMA E SUA DELIMITAÇÃO
1.1 Tema
Contabilidade criativa.
1.2 Delimitação do tema
Como algumas empresas utilizam da contabilidade criativa para manipular as demonstrações contábeis.
2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
“A contabilidade surgiu para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Por patrimônio entende-se que são bens, os direitos e as obrigações da mesma” (ZIMMER, 2005, p.15).
Segundo Kraemer (2005) contabilidade criativa, é uma maquiagem da real situação patrimonial de uma entidade, proveniente da manipulação dos dados contábeis de forma intencional, para se apresentar a imagem desejada pelos gestores da informação contábil.
Contabilidade criativa esta sendo utilizada por grandes empresas para mascarar as demonstrações contábeis como forma de amenizar resultados negativos. É uma forma adotada por empreendedores, gestores e responsáveis das empresas, para fraudar e manipular os dados das demonstrações contábeis.
A busca pela excelência, a maneira como a contabilidade pode ser maquiada, faz com que gestores trabalhem na busca continua de formas para adaptarem suas necessidades as leis vigentes.
Com isso podemos fazer o seguinte questionamento:
Como algumas empresas utilizam da contabilidade criativa para manipular as demonstrações contábeis?
3 JUSTIFICATIVA
Na concepção de Iudícibus et al. (2010) o objetivo principal da contabilidade, é o de prover ou fornecer aos usuários em geral o máximo possível de informações sobre o patrimônio de uma entidade e suas variações. Iudícibus e Marion (2002) complementam e concluem dizendo que a contabilidade é o instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, coletando todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e resumindo-os em forma de relatórios ou de comunicados.
O mercado econômico mundial vive em constante competição, o que leva muitas organizações a procurarem dispositivos e flexibilidades nas leis, normas e princípios para se destacar, essa prática é denominada de contabilidade criativa, que segundo Kraemer (2005), é uma maquiagem da real situação patrimonial de uma entidade, proveniente da manipulação dos dados contábeis de forma intencional, para se apresentar a imagem desejada pelos gestores da informação contábil.
Conforme Kraemer (2005) a importância de expor cada vez mais o tema contabilidade criativa e suas consequências é notória, sendo um dos pontos mais importantes, a perda da confiança dos usuários, tanto nas empresas, quanto por parte do profissional contábil, o que gera uma descrença na contabilidade.
Muitos casos de fraudes foram descobertos, e acabaram por denegrir a imagem dos contadores e auditores, está entre os mais conhecidos no Brasil o caso do Banco Panamericano, os responsáveis pela fraude venderam carteiras de crédito e não as baixaram do balanço, criando um lucro irreal, mas que gerava bonificações aos fraudadores.
Um dos processos da contabilidade, a auditoria independente, tem responsabilidade na detecção de irregularidades nas demonstrações contábeis, que podem ser provocadas de forma lícita ou ilícita, cometendo assim um erro, quando não há a intenção, ou uma fraude, quando há a intenção de alterações de determinadas informações. De acordo com Santos e Almeida (2002)
...