TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE E sua evolução histórica

Seminário: CONTABILIDADE E sua evolução histórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 CONTABILIDADE E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A Contabilidade, ao longo de sua evolução histórica sempre procurou, no campo teórico e prático, adaptar-se às circunstâncias e exigências do mercado para o qual desenvolve e aplica suas normas (IUDÍCIBUS; MARTINS, 2007).

No Brasil, a contabilidade sempre foi influenciada pela normativa fiscal, advinda da origem do sistema legal brasileiro, fundamentado no code law. Com a edição da Lei no. 11.638/07 e da Lei no. 11.941/09 institutos legais que se somaram à criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com seus pronunciamentos técnicos, interpretações técnicas e orientações, houve uma mudança importante no contexto da contabilidade brasileira. Cenário similar fora visto no final da década de 70 com a elaboração da Lei no. 6.404/76. (IUDÍCIBUS et al., 2010).

A partir de 2007 as mudanças no intuito de promover a convergências às normas internacionais de contabilidade trouxeram impacto significativo no ambiente da contabilidade e, consequentemente, das organizações.

Na trajetória do CPC está o desafio de se buscar soluções às questões levantadas e aos ambientes nos quais elas se proliferam, porém, com a certeza das dificuldades a serem vencidas. Os pronunciamentos emitidos pelo referido órgão estão postados à luz das IFRS (CPC, 2011).

A adoção de normas internacionais de contabilidade pelas empresas está associada a benefícios econômicos advindos de maior volume de investimentos, uma vez que o processo de globalização trouxe para primeiro plano a demanda por informações contábeis confiáveis e comparáveis para suportar a variedade de transações e operações do mercado. Quanto maior a transparência e fortalecimento das boas práticas de governança corporativa, menor será o risco percebido por um investidor à sua aplicação de recursos. (RECH e OLIVEIRA 2011).

O CPC, atualmente, conta com diversos pronunciamentos e interpretações técnicas, que trazem recomendações que são recepcionadas pelos diversos órgãos reguladores de mercado (CVM) e técnico profissional (Conselho Federal de Contabilidade). Inúmeros segmentos e porte de empresas são contemplados com as orientações emitidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com