CONTABILIDADE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
Trabalho acadêmico: CONTABILIDADE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaabel • 15/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 248 Visualizações
CONTABILIDADE
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL 4
3 PROCESSO ADMINISTRATIVO 5
4 AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 7
5 ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O CONTADOR 9
6 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS 10
7 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Através deste portfólio, além de levar aos professores os conhecimentos que adquiri através dos estudos dos assuntos propostos, procurei expor aos futuros profissionais da área contábil conhecer as principais habilidades e competências que precisam desenvolver para obter sucesso em sua atuação profissional. Colocando em foco, textos e pesquisas apresentando explicações claras e objetivas nos contextos empresariais que são de suma importância na matéria de Fundamentos da Administração.
2 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
A Contabilidade surgiu para que o gestor estivesse a par da situação financeira da empresa. Mas atualmente é exigido dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes.
Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveis hierárquicos. No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados.
Cada empresa tem uma forma de trabalho. Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, são de grande importância à competitividade e rentabilidade de uma empresa.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Contadores, administradores e gestores estão identificando que asinformações contábeis vão além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A contabilidade é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma empresa. A gestão de empresas é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é uma delas.
Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença para o gestor entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco.
Através das informações contábeis, o gestor empresarial terá condições de verificar como estão os resultados entre outras informações de controle para o sucesso da empresa.
3 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
São idéias amplas que se complementam, mas para entendê-las é necessário compreender o significado dos conceitos usados em ambos: Eficiência, Eficácia, Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. De fato um bom processo de administrar ocorre como descrito acima.
Eficiência
É relativa aos meios, como fazer as coisas da melhor maneira possível. Ser eficiente significa executar da melhor maneira possível, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.
Dessa forma pode-se medir o nível de eficiência da Administração avaliando a maneira como os processos estão sendo executados. É importante manter-se sempre eficiente evitando re-trabalhos e desperdício diversos para a manutenção de um bom Processo Administrativo.
Eficácia
Se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. É mais importante que a eficiência, pois sem o direcionamento correto a melhor execução só levará a resultadosdesnecessários.
Deve-se medir o nível de eficácia da Administração determinando os melhores objetivos a se perseguir. É fundamental manter-se sempre eficaz, pois de nada adianta ter a melhor organização e produção se os bens ou serviços produzidos não atendem às necessidades ou desejos da sociedade.
Planejar
É o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Organizar
É o segundo passo do Processo de Administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações.
Por isso, o processo de organizar exige racionalização do trabalho objetivando minimizar desperdícios e otimizar a produtividade para alcançar ótimos resultados. Organizar significa buscar a melhor maneira para agir.
Liderar
É a função mais difícil de ser definida, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Esse trabalho não pretende fazer uma grande discussão sobre aos diferentes estilos de liderança e suas influências. Em poucas palavras, liderar é usar das habilidades técnicas, conceituais e principalmente humanas, para se construir junto às pessoas o resultado esperado.
Por sua relação direta e constante com as pessoas, a habilidade maispreponderante na liderança é a habilidade pessoal. Saber se comunicar sem ruídos, ter sensibilidade e facilidade em se relacionar bem com as pessoas é imprescindível para que se possa construir e fazê-las construir os melhores resultados.
Controlar
É saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.
Através do Controle é possível identificar se o processo está se desenvolvendo bem e melhorá-lo se possível ou se o processo está se desenvolvendo de maneira insatisfatória e propor ações corretivas ou novos direcionamentos para a Administração. É o Controle que garante os bons resultados e a
...