CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: paulofran • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 572 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
CONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade Gerencial é um dos muitos ramos da contabilidade que visa construir um banco de dados e informações para que os diversos usuários dela tenham uma visão mais ampla da empresa, podendo visualizar cada setor e podendo tomar decisões com relação a mesma.
Horngren (2000 p.13) faz a seguinte distinção entre a contabilidade financeira e a Gerencial.
A ‘contabilidade financeira’ enfatiza o preparo de relatórios de uma organização para externos, como, por exemplo, bancos e o público investidor. A ‘contabilidade administrativa’ enfatiza o preparo de relatórios para os usuários internos, como os presidentes, os reitores e os chefes de equipes médicas.
A contabilidade Financeira proporciona uma forma de colocar em foco a empresa para os demais usuários os de fora como por exemplo: Bancos, investidores, sócios entre outros já a Contabilidade Gerencial tem seu foco em gerar informações para os diretores sócios, enfim aqueles que dão as diretrizes, tomam as decisões pela empresa, por se tratar de dados que visam informar os centros de custos de cada departamento da empresa.
Para uma maior compreensão a empresa é dividida em setores ou centros de custos ou ainda de resultados onde cada um destes setores é analisado um a um determinando os custos, lucro de cada produto, despesa com cada um destes podendo ser analisados e podendo melhorar.
Através da contabilidade Gerencial pode ser definido um planejamento para esta empresa visando um melhor desempenho, uma melhor lucratividade. Pode-se através deste planejamento determinar metas, retirar produtos que não estão dando lucro ou que não tem uma boa comercialização dentro da empresa, a substituição por produtos com maior rotatividade podendo gerar lucro, diminuir os custos. Dentro de um senário de crise como está hoje em nosso Pais um planejamento bem elaborado com a ajuda da Contabilidade Gerencial pode-se levar uma empresa a se manter no mercado, onde muitas que não usam destas ferramentas podem vir a falência.
A departamentalização dentro da Contabilidade Gerencial faz com que as empresas tenhas um olhar mais analítico de todos os setores e fazendo assim com que possam visualizar cada um e identificar seus pontos fortes e fracos.
Segue abaixo um exemplo de departamentalização por setores, podendo ainda ser mais detalhado.
[pic 1]
Depois destas informações são necessárias a definição de custos por departamentos ai vem as definições de custos diretos e indiretos que são agregados aos produtos para a definição do preço de venda dos produtos ou serviços dependendo do caso.
Custos diretos
São aqueles que estão ligados diretamente a produção ou a compra do mesmo, exemplo são: matéria prima e mão de obra direta na produção quando de uma indústria.
Custos Indiretos
São aqueles que não estão ligados diretamente a produção do bem, exemplo em uma indústria: despesas com administração ou despesas com comissões de vendedores.
Ainda sobre o produto incidem impostos sobre a produção e comercialização destes bens. Depois de tudo isso ai sim são definidos os preços dos bens.
No quando abaixo um simples exemplo da formação do preço de venda.
...