CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: Likaflor • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.054 Palavras (13 Páginas) • 275 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS - UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 6ª SEMESTRE
GIOVANA ERICA DOS REIS ______________________RA 5725162548
MARIA ELISA DA SILVA RODRIGUES_____________RA 3873768047
PATRÍCIA CARLA TOVÁ_________________________RA 1299104977
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE GERENCIAL.
PROFESSOR A DISTÂNCIA DA DISCIPLINA: WAGNER LUIS VILLALVA
TUTOR A DISTÂNCIA: GISELE BAFUME QUIERELLI
TUTORA PRESENCIAL: LUCIANE DOS SANTOS
VALINHOS/SP
MAIO/2015[pic 2]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. ETAPA 1
1.1 QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?
1.2 QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICA-LOS.
1.3 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAIS?.
1.4 ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?.
1.5 ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL 6
1.6 QUAIS AS CARACTERISTICAS QUE O CONTADOR GERENCIAL DEVE APRESENTAR? 7
2. ETAPA 2 8
3. ETAPA 3 11
4. ETAPA 4 12
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 6
INTRODUÇÃO
O nosso objetivo com este trabalho é analisar as características, bem como benefícios e aplicações da Contabilidade Gerencial nas empresas, já que por sua vez a contabilidade gerencial funciona como uma ferramenta que auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento de lucratividade e planejamento estratégico, fornece também informações uteis a investidores, órgãos governamentais, credores, dentre outros. O contador que exerce a função gerencial deve ser altamente qualificado para que apresente informações claras e objetivas, pois este será o responsável por importantes tomadas de decisões dentro da empresa.
1. ETAPA 1
1.1 QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?
A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão.
Auxiliar empresários nas tomadas de decisões, a fim de controlar, planejar e corrigir as falhas da empresa, proporcionando um melhor gerenciamento. Elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio às funções, focando a avaliação de resultados.
Auxiliar no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego. As formas dos relatórios são orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho de custos, relatórios não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.
1.2 QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICA-LOS.
Existem três macros conjuntos de informações;
O primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamentos contábeis globais.
Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhada que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performace de unidades, divisões departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
Por último temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexistente a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
1.3 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAIS?
Segundo Atkinson et al. (2000, p.45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
- Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) referentes a eficiência e a qualidade das tarefas executadas;
- Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
- Controle Administrativo – Fornece informação referente ao desempenho dos gerentes e de unidades operacionais;
- Controle Estrategico – Fornece informações relacionadas ao desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
1.4 ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?
Padoveze (2000, p.31) nos diz que:
Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos. A Gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatórios de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma frequência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade.
...