CONTABILIDADE INTERNACIONAL ETAPA 3 E 4
Por: emersonotavio • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 7.641 Palavras (31 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRESSA ERICA DA SILVA OLIVEIRA 1299196493
DOMINGOS VICTOR SANTOS SANTANA 1299608186
GABRIEL GOMES NEPONUCENO 3730727982
KELY CRISTINA VIGARANI DO NASCIMENTO 6686384546
LILIAN CASTRO DE SOUZA NASCIMENTO 6825452685
MARIA DAS GRAÇAS FREITAS DE PAULA 2561455042
SARA ARACELI DE CARVALHO 5826113985
ATPS CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ETAPAS 3 E 4
SOROCABA
2014
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRESSA ERICA DA SILVA OLIVEIRA 1299196493
DOMINGOS VICTOR SANTOS SANTANA 1299608186
GABRIEL GOMES NEPONUCENO 3730727982
KELY CRISTINA VIGARANI DO NASCIMENTO 6686384546
LILIAN CASTRO DE SOUZA NASCIMENTO 6825452685
MARIA DAS GRAÇAS FREITAS DE PAULA 2561455042
SARA ARACELI DE CARVALHO 5826113985
ATPS CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ETAPAS 3 E 4
Prof. Sergio Magalhães
SOROCABA
2014
SUMÁRIO
Etapa 3 – Passo 4.
Etapa 4 – Passo 1.1.
Etapa 4 – Passo 1.2.
Etapa 4 – Passo 2.1.
Etapa 4 – Passo 2.3.
Etapa 4 – Passo 3.
REFERÊNCIAS
Etapa 3 – Passo 4.
Essa primeira parte do parecer se trata de Valor justo ou Fair Value, as referências para abordar esse assunto são o CPC 46 – Mensuração do Valor Justo e IFRS 13 - Fair Value Measurement.
Valor Justo ou Fair Value é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou o preço que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada (o valor não deve considerar uma venda emergencial para liquidar uma dívida) entre o participante do mercado na data de mensuração. Em outras palavras, é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si. Para cotar esse preço à Valor Justo há uma hierarquia de três níveis:
1) Preços cotados em mercado ativo para ativos e passivos idênticos, que estejam prontamente e regularmente disponíveis, por exemplo, ações negociadas em mercado ativo, tem como fonte de preço BM&F e Bovespa.
2) Produtos similares que incluam preços não cotados no nível 1 que utilizem dados observáveis no mercado direta ou indiretamente (como taxa de juros, volatilidades, spreads de crédito, etc.).
3) Dados não observáveis para o ativo ou passivo, isso pode ser feito através de projeções financeiras ou atividade histórica ou outras análises que não foram observadas anteriormente, é utilizado para ações de companhias fechadas ou para títulos cujo mercado é inativo.
Portanto, para avaliar a valor justo é recomendável utilizar o nível 1 como primeira opção e respectivamente o nível 3 como última opção.
Para determinar o valor justo deve-se observar quais são os ativos e passivos que serão mensurados, determinando qual a unidade de contabilização e verificando suas características como: a condição, a localização e qualquer restrição para venda ou compra desse ativo ou passivo. É preciso verificar também qual o melhor método a ser utilizado para ativos não financeiros como estoque, imobilizados e intangíveis, considerando o melhor uso possível do ativo ou a venda deste para um participante do mercado que o utilizaria em seu melhor uso, para tanto deve-se considerar as características físicas para precificação como localização ou tamanho do imóvel, e imprescindivelmente verificar se o uso do ativo será economicamente viável, ou seja, se gerará receita ou fluxo de caixa para a empresa.
É preciso definir ainda a técnica de avaliação mais apropriada, que objetiva estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para a venda do ativo ou para transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração das condições atuais do mercado. São utilizadas três técnicas de avaliação:
1) abordagem de mercado que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos e passivos similares onde se utilizam técnicas de múltiplos de mercado e precificação por matriz.
2) abordagem de custo reflete o custo de reposição de um ativo, a técnica é utilizada para ativos não financeiros verificando o custo de reposição e sua obsolescência, e;
3) abordagem de receitas que convertem valores futuros, por exemplo, fluxo de caixa descontado que pode ser calculado através das técnicas de valor presente, ou modelo de precificação de opções, entre outros.
Deve-se sempre observar que o método utilizado deve ser colocado nas notas explicativas. Das três abordagens a preferencial é a abordagem de mercado, pois se trata de informação independente, objetiva e que pode ser verificada.
As vantagens de se aplicar o valor justo seriam, entre outras, demonstrar informações mais interessantes para investidores, exibindo o preço pelo qual os ativos poderiam ser negociados, como também não haver a necessidade de utilizar fatores específicos de nenhuma entidade na hora de avaliar o valor justo do ativo, pois estariam avaliados tendo o mercado como parâmetro, existindo assim, uma condição de comparação entre diferentes entidades. Este novo padrão contábil dá margem à maior comparabilidade, confiabilidade, percepção real do mercado e do patrimônio existente.
...