CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DO CONTADOR PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS
Por: rl240369 • 3/11/2019 • Monografia • 4.724 Palavras (19 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE DOM ALBERTO
JORGE RICARDO LANDIM CASSIANO
CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DO CONTADOR PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS
CRUZ –CE
2019
JORGE RICARDO LANDIM CASSIANO[pic 3]
CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DO CONTADOR PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS
Artigo apresentado à disciplina de Auditoria e Perícia Contábil para a Faculdade Dom Alberto, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação em Contabilidade.
CRUZ –CE
2019
CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DO CONTADOR PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS[pic 4]
Artigo apresentado à disciplina de Auditoria e Perícia Contábil para a Faculdade Dom Alberto, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação em Contabilidade.
CRUZ –CE
2019
CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DO CONTADOR PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS[pic 5]
RESUMO: Este Artigo discutiu o tema Contabilidade e a relevância do contador, tendo em vista o papel que desempenha o profissional contador, o espaço que este vem tomando na sociedade e nas empresas, e ainda o avanço da tecnologia, lança-se o seguinte questionamento: Qual a relevância do contador e de seus conhecimentos para a gestão das empresas? Este estudo teve como objetivo geral compreender a importância do contador e de seus conhecimentos contábeis para atender às necessidades das pequenas e microempresas. Para a formação do quadro conceitual foram utilizados autores diversos, dentre eles: Capistrano(2001), Marion(1995), Santos e Siqueira(2011); Yoshitake, et al, (2014). Como critérios de inclusão utilizou-se os Artigos, livros, materiais disponibilizados em Site Google Acadêmico, Scielo, que versem sobre as palavras-chave: contabilidade, contador e empresa. Sendo que priorizou-se publicações compreendidas no período da década de 1990 ao ano de 2019. Os Critérios de exclusão adotados foram Artigos e publicações, em geral, que não estivesse no período acima mencionado, nem contemple as palavras-chaves deste Artigo. Constatou-se que o contador é o profissional indicado para ajudar a empresa a controlar custos, medir e elevar sua produtividade e, certamente tem influência no processo de melhoria dos resultados.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade. Contador. Empresa.
ABSTRACT: This article discussed the subject Accounting and the relevance of the accountant, considering the role played by the accountant, the space that the accountant has been taking in society and in companies, and the advancement of technology, the following question is launched : What is the relevance of the accountant and his / her knowledge to the management of the companies? The purpose of this study was to understand the importance of accounting and accounting knowledge to meet the needs of small and micro enterprises. For the formation of the conceptual framework, several authors were used, among them: Capistrano (2001), Marion (1995), Santos and Siqueira (2011); Yoshitake, et al., (2014). As inclusion criteria were used the articles, books, materials made available on the Google Scholar site, Scielo, which deal with the keywords: accounting, accountant and company. Priority was given to publications from the 1990s to the year 2019. The Exclusion Criteria adopted were Articles and publications, in general, that were not in the period mentioned above, nor contemplate the keywords of this Article. It has been found that the accountant is the professional indicated to help the company control costs, measure and raise its productivity and certainly has influence in the process of improving results.
KEY WORDS: Accounting. Counter. Company.
1. INTRODUÇÃO
Visto às mudanças ocorridas no cenário mundial relativas aos aspectos sociais, políticos e econômicos em que tornaram o mercado ainda mais competitivo, com novas exigências e com tecnologia mais avançada, compreende-se que se faz relevante uma adequação que faça frente às tais transformações, sendo “que as pessoas e empresas terão que fazer tendo como finalidade a conquista de novos rumos, novos mercados, ou, simplesmente, ter mantida a posição já conquistada no mercado (SILVA,1999, p. 01).
Para alcançar sucesso no mercado, as empresas, sejam pequenas ou microempresas, demandam profissionais com competências para auxiliá-las com informações precisas aos seus planejamentos, formas de controle e nas tomadas de decisão pelos seus respectivos administradores.
Nisso, apresenta-se a contabilidade como responsável por esse controle no âmbito financeiro, no patrimonial e gerencial. Ela é considerada uma bússola nos processos das empresas, porque serve de norte num desenvolvimento empresarial que por vezes, busca o sucesso de seus investimentos e serviços.
Nesse contexto, o contador enquanto profissional que possui conhecimentos da Ciência Contábil, estar para subsidiar as empresas no controle e alinhamento dela. O contador, além de organizar os relatórios e demonstrações contábeis, analisa tais informações, propõe possíveis encaminhamentos aos problemas da atualidade e do futuro que perceber durante seu exercício profissional.
Considerando-se os pontos ora levantados, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa que tem como tema central a importância da contabilidade, o contador nas empresas, mostrando as qualificações do contador e desmistificando a concepção de que a contabilidade se propõe somente para atender aos requisitos fiscais, como muitas pessoas tem interpretado.
Compreende-se que a informação contábil sozinha, através dos relatórios numéricos, não dar conta de subsidiar as empresas, de modo a gerenciarem adequadamente o seu patrimônio empresarial. Por isso, necessitam de um acompanhamento especializado, feito por um profissional capaz de interpretar tais dados e ajudar nas decisões a serem tomadas pela empresa.
Tendo como referência um grupo diverso de atividades, pode-se afirmar a função basilar do contador é a produção e/ou gerenciamento de informações importantes aos usuários da contabilidade em suas tomadas de decisões. Destaca-se, que, no Brasil, em alguns segmentos da economia, como “na pequena empresa, a função do contador foi distorcida infelizmente, estando voltada quase que exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco. (IUDÍCIBUS e MARION, 1999, p.43).
...