CURSO DE MBA EM CONTROLADORIA COMITÊ DE AUDITORIA
Por: Patrsilva • 27/9/2019 • Projeto de pesquisa • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE MBA EM CONTROLADORIA
COMITÊ DE AUDITORIA
São Paulo
2019
Maiane Santos Almeida Cardoso – RA 1394520
COMITÊ DE AUDITORIA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota do curso de MBA em Controladoria pela FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas da disciplina de Auditoria das Demonstrações Financeiras.
Orientador: Norival Mantovani
São Paulo
2019
Sumário
1. introdução 3
2. por que os comitês de auditoria são importantes 4
3. atribuições gerais do comitê de auditoria 4
3.1 Responsabilidade sobre os relatórios emitidos pela empresa 4
3.2 Supervisão do processo de divulgação de Informações 4
3.3 Supervisão do Gerenciamento e do Monitoramento de Riscos 4
3.4 Supervisão dos controles internos 5
3.5 Supervisão do cumprimento das leis, normas e regulamentações 5
3.6 Relacionamento com a auditoria independente 5
3.7 Aprovação dos trabalhos de auditoria independente e não-auditoria 5
3.8 Supervisão dos trabalhos dos auditores independentes 5
3.9 Supervisão dos trabalhos da auditoria interna 6
3.10 Supervisão do funcionamento de um canal de denúncias 6
3.11 Demonstrações financeiras e relatório da administração 6
conclusão 8
Referências bibliográficas 9
introdução
Ao decorrer desse trabalho, entenderemos a importância de um comitê de auditoria nas organizações.
Sempre em nome do conselho de administração, o comitê de auditoria é uma parte essencial no processo de supervisão, da integridade dos controles e procedimentos de apresentação de relatórios financeiros implantados pela administração para proteger os interesses dos acionistas e outras partes interessadas.
Os comitês de auditoria vêm ganhando importância ao mesmo tempo em que a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa se tornam mais valorizadas pelos investidores.
Dando suporte ao conselho de administração, o comitê de auditoria fortalece a atuação na missão de proteger as organizações no interesse de seus negócios. Com isso o comitê deve monitorar a eficácia dos controles internos e das políticas de proteção a fraudes, conflitos de interesse etc.
O constante monitoramento do comitê de auditoria permite que o conselho possa atuar de forma preventiva. Uma vez que a alta administração constitui um comitê de auditoria, entende-se que ela está comprometida com uma cultua de conformidade, integridade e ética.
por que os comitês de auditoria são importantes
Por meio de supervisão eficaz e informada, os comitês de auditoria exercem um papel importante, quando contribuem para assegurar a confiança do mercado, na qualidade dos relatórios financeiros de responsabilidade da administração.
Quando instalados os comitês de auditoria têm a função de assegurar o equilíbrio, a transparência e a integridade das informações financeiras publicadas para os investidores.
A importância do Comitê de Auditoria está relacionada com a necessidade de a empresa demonstrar transparência ao mercado através dos atos praticados pela administração.
atribuições gerais do comitê de auditoria
Responsabilidade sobre os relatórios emitidos pela empresa
Deve ser estabelecido com clareza como as responsabilidades sobre os relatórios produzidos para o mercado são articuladas e como o comitê e a administração da empresa entendem essa responsabilidade, assegurando que as informações prestadas ao mercado são fidedignas.
Supervisão do processo de divulgação de Informações
Controles internos e responsabilidades da administração: Os relatórios produzidos e divulgados pela companhia devem derivar da eficácia dos controles que geraram, devendo ser decorrente do domínio dos processos por parte do comitê de auditoria.
Supervisão do Gerenciamento e do Monitoramento de Riscos
Necessidade de o comitê atentar-se para os processos de controle de riscos, verificando se a companhia possui mecanismos internos capazes de identificá-los e monitorá-los, como forma de gerenciar o perfil de riscos da organização.
Supervisão dos controles internos
Implica na avaliação da cultura de controles por parte do Comitê de Auditoria, no entendimento dos controles e processos relativos à produção e divulgação dos relatórios e das informações da empresa para os investidores, na avaliação da eficácia dos controles internos e no controle à prevenção de fraudes.
Supervisão do cumprimento das leis, normas e regulamentações
O Comitê de Auditoria deve revisar o sistema de supervisão do cumprimento das leis e regulamentações de que a empresa possui, além de certificar-se que na elaboração das demonstrações financeiras, todos os assuntos relativos ao cumprimento de regulamentações foram considerados.
Relacionamento com a auditoria independente
O comitê de auditoria deve ser o responsável por selecionar e avaliar os trabalhos da auditoria independente, garantindo total independência do auditor e do auditado.
Aprovação dos trabalhos de auditoria independente e não-auditoria
Como os auditores independentes devem reportar-se ao Comitê de Auditoria, todos os seus serviços, de auditoria ou não, devem ser pré-aprovados pelo comitê de auditoria.
...