Ciencias contabeis 6 semestre individual
Por: Alessandra Ferrari • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PUBLICO 4
2.1 Aspectos Sustentaveis 4
2.1.1 Aspectos Econômicos 4
2.1.2 Aspectos Sociais 4
2.1.3 Aspectos Culturais 5
2.1.4 Aspectos Ambientais 5
3 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 6
3.1 Beneficios Fiscais 6
4 TERCEIRO SETOR 7
5 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O texto que será abordado apresentara o fatores que atualmente viemos sofrendo, como os danos ambientais causados pela degradação do meio ambiente, e o setor público que vem sendo criticado pelo danos causados.
Com o impacto do mesmo as empresas vem adquirindo novos projetos e novas ideias sobre sustentabilidade onde vem trazer uma forma de desenvolvimento sem agredir o meio ambiente, possibilitando recursos naturais de forma inteligente para preservar nosso futuro. As empresas participantes desses métodos visam se preocupar com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Com o fim de juntar um grupo de empresas sustentáveis e mostrar o benefícios fiscais adquiridos foi criado o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). O terceiro setor busca fazer ações sem fins lucrativos na melhoria da vida sustentável.
2 SUSTENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO
Sustentabilidade é um dos temas mais citados hoje em dia, onde o seu processo necessita do bem-estar do homem, pois ele é o responsável por implementar as ações e garantir um futuro sustentável para estas e as futuras gerações. Em função disso a complexidade das relações e das necessidades de conservação do meio ambiente o homem estabelece direitos fundamentais, esses direitos formalizados formam a Constituição Planetária, que tem por objetivo salvar e guardar o direitos dos cidadãos e respeito ao meio ambiente.
Os direitos fundamentais tem por objetivo conter a arbitrariedade do Poder Público e garantir o exercício da cidadania. Para isso foi criada a legislação ambiental brasileira onde apresenta o conceito de desenvolvimento sustentável na Lei 6.938/81 – Política Nacional de Meio Ambiente, a qual em seu art. 2º, dispõe:
“A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando, assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”.
2.1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
O desenvolvimento sustentável preocupa-se com geração de riquezas e melhoria de vida de toda uma população. O seu objetivo é obter crescimento econômico por meio da preservação do meio ambiente e por meio de ações. As ações sustentáveis quando postas em práticas possuem a capacidade de melhorar a qualidade de vida de toda uma população.
A sustentabilidade só terá um bom desenvolvimento quando tiver um modelo ligado a todos aspectos, sendo eles: econômicos, sociais, culturais e ambientais.
2.1.1 Aspectos econômicos
A sustentabilidade econômica regulariza investimentos como, a compatibilidade entre produção e padrão de consumo, acesso a ciência e tecnologia e equilíbrio de balanço de pagamento.
Por meio desse aspecto se analisa os temas ligados á produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
2.1.2 Aspectos Sociais
O Social traz melhoria na qualidade de vida da população, melhor distribuição de renda, diminui as diferenças sociais, com a participação e organização popular.
Além disso busca salários justo e adequados a legislação trabalhista, pensando em bem estar dos funcionários como, um ambiente agradável, e pensando na saúde do trabalhador e sua família
2.1.3 Aspectos Culturais
Os culturais, respeitam aos diferentes valores entre os povos e incentiva o processo de mudança que acolha as especificidades locais.
O aspecto cultural é fundamental na democracia e participação pois possui vinculação e consolidação da cidadania, também são fundamentais para as mudanças na estrutura da família e com elas a importância das culturas juvenis e a relevância das culturas urbanas.
Atualmente há uma grande discussão sobre o reforço do sentido cultura sobre o consumo responsável, e na educação e aquisição de capacidades.
2.1.4 Aspectos Ambientais
Está ligado com a conservação geográfica, o equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos. Refere-se principalmente ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. Assim como os outros itens, tem pensamento nas ações em pequeno, médio e longo prazo.
Nesse aspecto a empresa traz uma forma de amenizar os impactos e compensar o que não foi possível amenizar. Além disso é levado em conta a adequação da legislação ambiental a vários princípios da atualidade.
3 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O ISE é o índice de sustentabilidade empresarial, investe em um ambiente compatível com as demandas sustentável da sociedade e estimula a responsabilidade ética das corporações, é ela que indica o retorno da categoria formada por empresas que tem o comprometimento e responsabilidade social e sustentabilidade
...