Componentes Patrimoniais
Por: Eduardo Barbosa Ferreira • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.602 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 Componentes patrimoniais
2.1 Bens
2.1.1 Bens Materiais
2.1.1.1 Bens Móveis
2.1.1.2 Bens Imóveis
2.1.2 Bens Imateriais
3 Direitos
4 Obrigações
4.1 Obrigações por Funcionamento
4.2 Obrigações por Financiamento
5 Patrimonio Liquido
5.1 Capital Social
5.2 Reservas
5.2.1 Reservas de Capital
5.2.1.1 Reservas de Reavaliação
5.2.1.2 Reservas de Lucros
5.3 Formação do Resultado
5.4 Formação do Patrimônio Liquido
6 Contas de Resultado
6.1 Receitas
6.2 Custos
6.3 Despesas
7 Conclusão
8 Referências
- INTRODUÇÃO
O patrimônio é formado por um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, tendo como um dos seus principais objetivos é o fornecimento de dados que possam ser transformados em informações que atendam aos interesses dos seus usuários, usuários esses que podem ser internos ou externos.
Esse trabalho visa demonstrar os componentes que fazem parte do Patrimônio, assim a explicação sobre o que é Patrimônio Líquido das entidades e seus respectivos resultados, descrendo os bens, direitos e obrigações, assim como os custos, receitas e despesas da entidade.
- COMPONENTES PATRIMONIAIS
São os itens que compõem o patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa física.
- BENS
São os elementos que satisfazem as necessidades da empresa ou do homem, esses elementos são considerados a riqueza da entidade.
- Bens Materiais
São bens que possuem corpos também chamados de bens tangíveis, esses bens são classificados conforme sua mobilidade de um local para o outro são chamados de bens móveis e imóveis.
- Bens Móveis
São aqueles que podem ser movidos de um local para o outro sem que sejam danificados ou destruídos assim não diminuindo o seu valor, exemplo: veículos, ferramentas de trabalho, animais etc.
- Bens Imóveis
São aqueles que estão ligados ao solo ou a outros bens e não podem ser movidos sem que sejam destruídos ou danificados assim diminuindo o seu valor, exemplo: terrenos, edificações, alguns tipos de maquinários, etc.
- Bens Imateriais
São bens que não possuem corpo e também são chamados de intangíveis, exemplo: direitos autorais, patentes, linhas telefônicas, programas de computador.
- DIREITOS
São todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros ou a restituir, esses valores podem ser recebidos a curto ou longo prazo como pagamentos de clientes, títulos, alugueis, aplicações financeiras, etc.
- OBRIGAÇÕES
São todos os valores que a empresa tema pagar, se essas obrigações têm um prazo de pagamento já determinados elas são chamadas de Passivo Exigível, caso não possuam uma data para o pagamento são chamadas de Provisão.
- OBRIGAÇÕES POR FUNCIONAMENTO
São obrigações normais para funcionamento de uma empresa tais como pagamento de salários, fornecedores, contas, etc.
- OBRIGAÇÕES POR FINANCIAMENTO
São empréstimos que a empresa faz para a ampliação ou aquisição de algum equipamento para a empresa, podem ser empréstimos bancários, financiamentos etc.
- PATRIMONIO LIQUIDO
O patrimônio liquido representa a riqueza da empresa ou pessoa física quando seu saldo é positivo, caso o saldo seja negativo representa que suas dividas ultrapassam o valor de seus bens e direitos sendo assim a mesma não possui riqueza própria.
- CAPITAL SOCIAL
São os valores que os acionistas ou sócios da empresa investiram na sua formação e investem durante a vida útil da empresa.
...