Conquista: CIÊNCIA, TÉCNICA OU ARTE?
Artigo: Conquista: CIÊNCIA, TÉCNICA OU ARTE?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinhotorre • 21/11/2014 • Artigo • 540 Palavras (3 Páginas) • 458 Visualizações
CONTABILIDADE: CIÊNCIA, TÉCNICA OU ARTE?
Cada vez mais os cursos superiores têm supervalorizado a técnica, em detrimento da ciência embutida em cada profissão. O resultado é o empobrecimento do senso crítico dos profissionais formados, que acabam com uma visão meramente prática e unilateral daquilo que fazem...”
Técnica: é o conjunto de procedimentos ordenados e concretos aplicáveis na realização de objetivo específico.
Por possuir objetivo específico, a Técnica tem seu alcance limitado à obtenção de sua finalidade. Não apresenta portanto, conhecimento das causas nem contempla a generalidade necessária para abranger toda a área do objeto de estudo. Por esse motivo não é correto classificar a Contabilidade como técnica, ainda que possamos destacar a utilização de algumas “ Técnicas Contábeis”, como por exemplo, a auditoria, uma vez que esta, foi desenvolvida a partir da existência de um arcabouço maior, denominado “ Ciência Contábil”.
Arte: É a manifestação do belo, produto de intensas emoções estéticas do artista, ligado a condições diversas da época, de povo, de cultura. O belo é o objeto da satisfação do espírito do homem face ao equilíbrio resultante da combinação dos elementos esteticamente apresentados pelo artista.
Por ser esta satisfação de essência estritamente subjetiva, uma vez que é condicionada ao padrão de espírito e cultura de cada indivíduo, se torna relativamente fácil afastar a idéia de que a contabilidade pudesse ser uma arte, uma vez que ela consiste numa gama (sucessão de idéias, teorias) de conhecimentos lógicos e racionais, conforme iremos expor, posteriormente.
Ciência: É um conjunto de conhecimentos certos (verdadeiros) e gerais, referentes a um objeto delimitado, obtidos através de métodos racionais.
A Contabilidade é uma ciência, visto apresentar as seguintes características: Ter objeto de estudo próprio; utilizar-se de métodos racionais; estabelecer relações entre os elementos patrimoniais, válidas em todos os espaços e tempos; apresentar-se em constante evolução; ser o conhecimento contábil regido por leis, normas e princípios; seus conteúdos evidenciarem generalidade; estar relacionada com os demais ramos do conhecimento científico; a construção lógica do pensamento ser o fundamento das idéias e estas ensejarem os conteúdos das doutrinas e apresentar o caráter de certeza na afirmação de seus enunciados.
RBC N.76 JUL/SET
CIÊNCIA CONTÁBIL
Por que é necessário ter uma noção do desenvolvimento e da evolução histórica da disciplina?
A Contabilidade é uma ciência essencialmente utilitária, no sentido de que responde, por mecanismos próprios, a estímulos dos vários setores de economia. Portanto, entender a evolução das sociedades, em seus aspectos econômicos, dos usuários da informação contábil, em suas necessidades informativas, é a melhor forma de entender e definir os objetivos da Contabilidade.
CONCEITO
A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio
...