Contabeis 2º semestre
Por: Jak.keka • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 6.048 Palavras (25 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 22
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho esta dividido em cindo grandes temas, assim busca-se apresentar de forma objetiva os principais aspectos dos seguintes temas:
Rotinas trabalhista - e os principais documentos e prazos exigidos para fazer uma admissão, com vistas a evitar o descumprimento de exigências trabalhistas, o que pode acarretar grandes problemas para as empresas.
Diferenças individuais – o estudo aborda as diferenças existentes dentro de uma empresa, elencando o papel do individuo dentro da empresa, bem como suas interferências positivas e negativas nas rotinas da empresa e no alcance das metas organizacionais.
Processo contábil – descreve-se os principais passos na abertura de uma empresa, verificando todos os documentos exigidos no processo que permite o funcionamento de uma nova Pessoa Jurídica.
Desconto simples – vislumbram-se as principais aplicações desse calculo e suas variações.
Análise mercadológica regional - por fim é apresentado os principais temas de uma empresa de construção civil, e como deve ser feito a analise de mercado para abertura de um novo negocio.
DESENVOLVIMENTO
Rotinas Trabalhistas
A descrição das rotinas trabalhistas é necessária não só para o bom funcionamento do setor de recursos humanos, mas sim para toda empresa, uma vez que o não funcionamento corretamente desse setor, pode ocasionar reclamações trabalhistas, e por conseqüência, multas em eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho, obrigando a empresa dispor de uma quantia que não estava no planejamento.
Para que tais transtornos não venha a acontecer, na hora da admissão de um funcionário é necessário que seja feita uma rotina para admissão, solicitando cuidadosamente todos os documentos necessários para que o funcionário apresente a empresa, nesse momento é oportuno realizar um cheklist na presença do candidato, caso falte algum documento seja constatado na hora, não havendo motivo para reclamações futuras, de entregas de documentos e perdas por parte do setor.
Abordamos abaixo os principais documentos a serem solicitados.
CTPS (CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL)
È um documento obrigatório para todo cidadão que queira prestar serviços à outra pessoa ou empresa, é com esse documento que ele garante acesso aos direitos trabalhistas como FGTS, seguro desemprego, aposentadoria,devendo ser entregue a empresa antes do inicio das suas atividades para que o empregado faça o registro onde devem constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, data de admissão, registro e remuneração).
O registro na carteira deve ser efetuado no prazo Maximo de 48 horas, mediante recibo de entrega e devolução do documento devidamente datado e assinado pelo responsável pelo recebimento do mesmo uma vez que é proibido por lei à empresa reter qualquer documento seja ele original ou copia autenticada de qualquer funcionário, além do momento da admissão a CTPS deve ser atualizada nas férias, recisão de contrato ou quando solicitado pela empresa.
EXAME ADMISSIONAL
O exame admissional é um exame medico obrigatório que devera ser feito por um medico do trabalho e entregue a empresa onde se verifique o bom estado físico e mental do candidato a vaga, o exame é recomendado para evitar futuros transtornos e prejuízos caso seja contratado um empregado que já apresente problemas de saúde que tenha sido originado em outra empresa, podendo o mesmo no futuro reclamar na justiçaalegando ter adquirido a doença na atual empresa, pleiteando estabilidade no emprego.
O exame admissional é muito simples onde o medico faz algumas perguntas ao trabalhador para verificar a quais riscos ele esteve exposto em outros trabalhos que já tenha executado, mede pressão arterial em algumas empresas pede exame de sangue, raios-X da coluna caso a função exija esforço físico.
Após a realização de tais procedimentos é emitido um atestado médico de capacidade funcional.
Todos os custos gerados pelo exame admissional deve ser custeado pela empresa.
REGISTRO DO EMPREGADO
O registro do empregado devera ser feita em fichas ou livrose tem a finalidade de identificar o empregado, onde deve conter uma foto para melhor identificação, na ficha /livro deve conter a identificação do empregador e do empregado, principalmente admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, e devera ser atualizado todas as vezes que houver novas informações, como férias, mudança de função, auxilio doença, contribuição sindical, reajuste salarial, mudança de endereço, estado civil, entre outras.
O livro ou ficha são registrados pelo fiscal do ministério do trabalho quando ele for fiscalizar a empresa, podendo acarretar multa caso não esteja devidamente preenchida com todos os dados necessário.
CONTRATOS DE TRABALHO
O contrato de trabalho é bilateral, firmado entre empregado e empregador, em que o primeiro manifesta a vontade de oferecer suas habilidades enquanto o segundo manifesta o interesse em contar com o trabalho oferecido (COSTA, 2007).
É o ajuste de vontades pelo qual uma pessoa se compromete a prestar serviços não eventuais, subordinados ao empregador mediante recebimento de salário, por prazo determinado ou indeterminado.
...