Contabeis 5º semestre
Por: V8102011l • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 255 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Estrutura Básica da DOAR
A DOAR, consiste em evidenciar as alterações provocadas no CCL (capital circulante líquido) da empresa, ou seja a variação ocorrida na equação AC (ativo circulante) menos PC (passivo circulante).
Para elaborá-la, basta seguir o roteiro, utilizando para isso o lucro liquido obtido na DRE, e a partir dele efetuar os ajustes, verificando se o mesmo foi afetado pela depreciação que é uma despesas que não afeta o grupo do ativo circulante, e os demais ajustes observando o balanço patrimonial que possam refletir em aumento de disponibilidade no CCL. Portanto fora o Lucro líquido e a depreciação que se encontram demonstrados na DRE, os demais valores você poderá obter pelas variações do BP.
Por exemplo, NAS ORIGENS - REALIZAÇÃO DE CAPITAL, esta informação esta no BP na conta capital social, onde vou observar o capital social do ano anterior e o capital social do ano atual, houve aumento? Se houve, lanço na DOAR o valor como origem de recurso, ou seja, recurso que ficou disponível para empresa, observo por exemplo, HOUVE REDUÇÃO DO ARLP ?, se houve, redução comparando um ano com o outro, lanço em origem.
Nas aplicações, mesma forma, analisar o BP, e verificar o que ocorreu de um ano para o outro, como solicitado no campo aplicações, então lançar no campo específico.
Então, com o total das origens, menos o total das aplicações, você encontrará as variações ocorridas no CCL, que deverá bater com os valores que você encontrará quando fizer o grupo 4 da demonstração que evidencia o CCL de cada ano.
...