Contabeis e fixas
Por: Diogo Vinicius • 12/4/2016 • Bibliografia • 1.907 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
PATRULHA MIRIM DE CORDEIRÓPOLIS
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM
TURMA_18 MTE_29334
Leonara Jordão da Silva
Marcos Vinícius dos Santos
Thaymê Fatima dos Santos de Oliveira
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Cordeirópolis/SP
2016
Leonara Jordão da Silva
Marcos Vinícius dos Santos
Thaymê Fatima dos Santos de Oliveira
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Trabalho de Conclusão de Curso do
Programa de Aprendizagem da Patrulha
Mirim de Cordeirópolis.
Profª Silmara Bettin Priminini
Cordeirópolis/SP
2016
BIOGRAFIA
Thaymê Fatima dos Santos Oliveira, 17 anos, nascida dia 26/10/1998, natural de Rio Claro, católica. Minha família mudou para Cordeirópolis, onde vivemos até hoje em dia, moro com pais, irmão e avô. Estudei na escola municipal Maria Ap. Pagoto Moraes, e hoje na escola estadual Jamil Abrahão Saad, cursando o terceiro ano do ensino médio, e pretende fazer faculdade. Trabalho na Cerâmica Ceral Pisos, pelo Programa de Aprendizagem da Patrulha Mirim.
DEDICATÓRIA
Dedicamos a todos da Patrulha Mirim, a nossas famílias, nossos colegas, e a Professora Silmara, que nos apoiaram e nos ajudarão a seguir nossos sonhos, e nos incentivarão a estar inseridos no mercado de trabalho.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, a nossas famílias, a Patrulha Mirim, aos nossos colegas por todas as risadas e alegrias compartilhadas. A Professora Silmara que sempre nos apoiou e nos instruiu a desenvolver habilidades para entrar no mercado de trabalho e sempre manter motivação para enfrentar as dificuldades que aparecem no nosso caminho.
EPÍGRAFE
“ A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.”
Frederick Herzberg
Sumário
OBJETIVO
A motivação é a base para alcançar seus objetivos e metas em sua carreira, e poder aprofundar sobre o que cada um deseja para sua vida profissional e saber lidar com os problemas no trabalho. E saber que é mais importante do que fazer aquilo que se gosta é gostar daquilo que se faz.
JUSTIFICATIVA
Esse tema foi escolhido, pois é um estudo onde justifica a busca em analisar competências e habilidades do líder em motivar seus colaboradores.
Fazer o que gosta é o primeiro passo para estar motivado, sentindo prazer em viver, trabalhar e produzir.
INTRODUÇÃO
A raiz da motivação vem de “mover para a ação”. Motivação é quando se tem um motivo para agir.
Lembrando que depende da satisfação e insatisfação de pessoas, sendo assim um sentimento de aprovação que corresponde ao que deseja fazer e realizar na vida.
É fundamental que o funcionário se sinta confortável com o ambiente de trabalho, e saber que precisa mostrar força de vontade na execução do trabalho, participando de decisões e também mostrar que tem atitude. Muitas vezes o trabalhador não tem motivação, e mesmo assim precisa se manter focado e persistente, porque acordar cedo e trabalhar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando o funcionário faz aquilo que não gosta e se sente pressionado por pessoas ‘’superiores’’ a ele, o fazendo desmotivado.
Vamos explicar que se pode ter motivação, mesmo com tantos obstáculos no mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
A Teoria da Motivação de Frederick Herzberg
As teorias da motivação foram desenvolvidas na segunda metade do século XX, estão ainda em constante pesquisa. Muitos estudiosos caracterizam a teoria como estudo da “satisfação”, pois medem o índice de motivação das pessoas baseado em suas necessidades.
Frederick Irving Herzberg foi um psicólogo e professor de gestão empresarial americano. Nascido dia 18 de abril de 1923 em Massachusetts, graduou na City College em Nova York e faz pós-graduação na universidade de Pittsburgh. Quando não estava estudando, dava aulas de psicologia na Case Western Reserve, em Cleveland.
O professor ficou afastado dos estudos para servir como sargento no exercito. De acordo com ele essa experiência o levou a se interessar pela motivação. O psicólogo acreditava que o trabalho é um processo continuo e que impacta a motivação do funcionário. Admirado em sua área que seus livros e artigos ganharam atenção de Douglas McGregor e Abraham Maslow, importantes estudiosos de relações humanas. De acordo com ele “... A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação”.
O seu trabalho de maior relevância é a Teoria dos Dois Fatores, publicado em seu livro “A Motivação para Trabalhar”. Nessa teoria, explica o que são os dois fatores responsáveis pela satisfação e motivação das pessoas em um ambiente corporativo.
De acordo com a sua teoria os fatores motivacionais são os responsáveis por resultarem em aumento de produtividade e satisfação.
“... Fatores de higiene operam independentemente dos fatores de motivação. Um indivíduo pode ser altamente motivado em seu trabalho estar insatisfeito com seu ambiente de trabalho”.
Com essa teoria, ele conclui que o que causa insatisfação nos funcionários são questões ambientais que não são ligadas a seus cargos ou funções desempenhadas. Ele também constatou que a motivação de um colaborador é o que diz respeito a suas atividades e seu cargo. Mostrando como um funcionário pode ser impactado dentro da empresa e o que causa satisfação e motivação para os mesmos.
Como toda teoria é preciso fazer uma avaliação local e restrita, adapta-la a realidade para que seja bem-sucedida e traga resultados satisfatórios. As adaptações necessárias não diminuem a importância e eficácia que a teoria dos dois fatores provou ao longo dos anos e é fundamental para desenvolvimento de uma cultura empresarial que mantenha os colaboradores motivados e proporcione benefícios para este tipo de ambiente.
...