Contabil
Por: teresa85 • 15/3/2016 • Artigo • 2.033 Palavras (9 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Rodrigo Queiroz Silva RA:T511615
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Exercícios físicos e diabetes,
Convivendo em harmonia.
São Paulo/2015
Rodrigo Queiroz Silva RA:T 511615
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Exercícios físicos e diabetes,
Convivendo em harmonia.
Relatório de Atividade Pratica Supervisionado (APS) para avaliação no 7º semestre letivo do curso de Educação Física apresentado á Universidade Paulista - UNIP.
São Paulo/2015
Sumario
Introdução ....................................................................................................4
Exercícios físicos na prevenção de diabetes............................................5
A psicologia aplicada ao esporte e sua atuação......................................6
Conclusão ....................................................................................................7
Referencias...................................................................................................8
Introdução
Tema: exercícios físicos e diabetes, convivendo em harmonia.
O proposito desse trabalho é demonstrar os efeitos que a atividade física ajuda na prevenção e no tratamento de um portador de Diabetes.
Conforme Mazzaferi (1982) a diabete é uma doença cuja origem vem de uma longa data, foi descrito em 1500 a.c nos papiros de Eber, ele também fala que pode ser considerada uma doença da civilização ocidental, por causa do aumento do habito alimentar e padrões de trabalhos.
A pratica de exercícios físicos é fundamental para uma vida mais saudável, além do que trazem muitos benefícios já conhecidos, Powers e Howley (2006) falam que os exercícios físicos tem um efeito ainda mais importante para qualquer um e é capaz de incorporar aos seus hábitos de maneira definitiva encontrada uma nova formula da vida.
Demonstrar também os cuidados que a pessoa que tem diabetes ao fazer os exercícios físicos, os exercícios físicos na prevenção de diabetes, o efeito dos exercícios físicos com a diabetes.
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é mostra e que os exercícios físicos são muito benéficos para quem tem diabetes ajudando no tratamento e na prevenção e principalmente habituando uma vida saudável.
Justificativa: escolhi esse tema devido a meu pai ser portador da Diabetes e com pesquisas poder auxilia - ló com exercícios físicos, e espero que por outro lado venha contribuir um pouco para informações sobre o mesmo.
Desenvolvimento
Exercícios físicos na prevenção de diabetes.
Hoje em dia para ter uma vida saudável se tornou um grande desafio para população, porque com o grande desenvolvimento das tecnologias e com fácil acesso a elas a alimentação se tornou desreguladas e facilitando muito e com isso tornando as populações sedentárias e com maus hábitos alimentares.
Mas existe um segredo para boa alimentação é adequar as preferencias individuais com a quantidade e qualidade dos alimentos da vida da pessoa.
A pratica dos exercícios físicos na prevenção de diabetes se associa muito tendo a diminuição dos fatores de riscos para o desenvolvimento, tendo o controle glicêmico, redução de resistência a insulina e da mortalidade.
Tendo um treinamento adequado ajuda muito nas adaptações metabólicas, cardiovasculares, ajudando também na prevenção, redução e reversão das alterações metabólicas presentes nos portadores de diabetes. Thompson (2004)
Os portadores de diabetes que tem uma frequência de praticas de exercícios físicos apresentam um aumento na sensibilidade á insulina, assim reduzindo as doses e melhorando no consumo de oxigênio e o fundamental diminuindo as complicações crônicas da diabetes.
O profissional de Educação física devem
Assim, os profissionais de Educação Física devem ocupar um papel central esclarecendo e aumentando o grau de adesão aos programas de exercícios efetivos na prevenção e/ou complicações crônicas do DM tipo 2. Para atingir este objetivo, este trabalho traz informações gerais com finalidade de mostrar os benefícios da atividade física para a prevenção e tratamento do DM tipo 2, assim como apresentar algumas orientações de como o profissional de Educação Física deve atuar.
atividade física deve ser feita porém com controle metabólico através da glicemia capilar. Quando a atividade física é controlada acontece uma melhora significativa do HDL e uma redução dos triglicérides.
Segundo Victor Matsudo, especialista em medicina esportiva, o excesso de atividade física ou a escassez da atividade acaba sendo danosa para o diabético. O exercício deve ser moderado em condições aeróbias, evitando-se impactos principal mente dos membros inferiores.
Fundamentalmente o controle alimentar a diminuição do peso corporal, o repouso adequado são necessários.
Recomendações gerais
Se considerarmos o exercício físico como um "medicamento" a ser utilizado pelo diabético, ele terá uma "dose ideal" para cada pessoa. Genericamente recomenda-se que sejam realizados exercícios de 30 a 60 minutos por dia, cinco a seis vezes por semana, de intensidade leve a moderada. Esta intensidade normalmente é determinada através de uma consulta médica especializada e de um teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço) para que sejam determinados limites adequados para cada indivíduo.
Dá-se preferência aos exercícios aeróbicos, aqueles que podem ser mantidos por um período de tempo relativamente longo e que movimentam grandes grupos musculares como os encontrados nas coxas, pernas e braços. São exemplos destes exercícios a caminhada, corrida, natação, hidroginástica e ciclismo. Esses exercícios além de melhorarem o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins.
É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercício físico por causa do risco disso provocar hipoglicemia. Porém, praticado com orientação profissional, o exercício físico pode ser bastante benéfico para quem tem diabetes.
...