Contabilidade
Por: Taynara Oliveira • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.586 Palavras (23 Páginas) • 246 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS:
COMPRAS E ADMINISTRAÇÃO DE FORNECEDORES
MANAUS
20015
AILTON COELHO DOS SANTOS
CAMILA MOURA ROCHA
ELIZANGELA MARQUES
GISELE CRUZ
JESSICA FRAZÃO
LAIZE ROCHA
ROSEANE SOARES
TAYNARA DE SENA OLIVEIRA
ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS:
COMPRAS E ADMINISTRAÇÃO DE FORNECEDORES
Trabalho para a obtenção de nota parcial na disciplina de Logística, ministrada pelo prof° Roberto Arouche, no curso de Ciências Contábeis.
MANAUS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 A FUNÇÃO COMPRAS NA CADEIA DE SUPRIMEMTO
1.1 A importância da função compras
1.2 O papel estratégico da função compras
1.2.1 O que comprar
1.2.2 Quando comprar
1.2.3 Quanto comprar
1.2.4 Como comprar
2 SISTEMAS QUE AUXILIAM A FUNÇÃO COMPRAS
2.1 Sistemas de informação distribuídos – EDI
2.2 Sistemas integrados de gestão (Enterprise Resource Plannin– ERP)
2.3 Comércio eletrônico de empresa para empresa (Business to Business - B2B)
3 PRATICAS DE COMPRAS
4 ADMINISTRAÇÃO DE FORNECEDORES
4.1 Just-in-time (JIT)
4.2 Parcerias logísticas
4.3 Localização de fornecedores
4.4 A avaliação de fornecedores
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo globalizado, com mercados globalizados e, consequentemente muito mais competitivos. Para se manterem no mercado as empresas precisaram evoluir, acompanhar as tendências e a tecnologia. Precisaram melhorar suas técnicas de produção, seu ambiente de trabalho, o armazenamento das matérias primas, produtos em processo e acabados, a forma de se relacionar com os empregados, de se relacionar com seus fornecedores, a forma de vender e forma de comprar bens e serviços que viabilizam seus processos.
Dos aspectos supracitados que as empresas precisam evoluir, discorreremos neste trabalho sobre a função compras na cadeia de suprimentos, enfatizando a administração de fornecedores. A cadeia de suprimentos é um conceito de fluxo expandido, que compreende todos os processos logísticos, desde o contato com o fornecedor, a internacionalização de insumos e matéria-prima, o abastecimento das linhas de produção até a distribuição de bens para o mercado consumidor, envolvendo transportes, análises de demanda, gestão de estoques e o alinhamento de todo esse processo com a estratégia da empresa, o marketing, a gestão de finanças, compras, pessoas e demais áreas.
Na parte inicial, abordamos o tema na sua generalidade, apresentando conceitos da função compra, acentuando sua importância no contexto logístico e na cadeia de suprimento como um todos. Logo após, relevamos a função compra no plano estratégico das organização e a importância de um planejamento no setor de compras relativo ao que comprar, quando comprar, quanto comprar e como comprar como forma de aumentar a competitividade no mercado em que atua a organização, assim como sua margem lucro, e consequentemente garantindo sua continuidade.
Explanamos também, sobre os sistemas que auxiliam o setor de compras, tais como, sistemas de informação distribuídos, sistemas integrados de gestão, comércio eletrônico de empresa para empresa; e relevamos as práticas de compras usuais.
No que se refere à administração de fornecedores, tema muito discutido pelo universo acadêmico, e de extrema importância nos dias atuais, pois as empresas precisam definir um grupo de fornecedores que supram suas necessidade com produtos de qualidade, em tempo hábil e a um preço vantajoso. Discorremos também sobre os relacionamentos entre a organização e seus fornecedores, falando sobre o JIT e o sistema de parcerias, este último que releva que as empresas necessitam de um relacionamento de cumplicidade com seus fornecedores para que possam ter maior competitividade e menores custos.
O tema é amplo e complexo, sobrevoamos sua vastidão e apresentamos no trabalho os pontos entendemos relevantes, considerando-os necessário para sobrevivências das organizações em mercados globalizados e altamente competitivos.
A FUNÇÃO COMPRAS NA CADEIA DE SUPRIMEMTO
A definição simples do seja compras, seria a aquisição de um bem ou serviço mediante um pagamento, mas no contexto empresária a compra é bem mais ampla e complexa. Todo encarregado de compras deve saber exatamente o que comprar, para evitar que seu estoque fique com quantidades maiores ou menores de produtos, ou seja, não pode sobrar e nem faltar suprimentos no estoque da empresa. O processo de compra implica na determinação dos itens a serem comprados, identificação e comparação dos fornecedores disponíveis, negociação com as fontes de suprimentos, firmação dos contratos, elaboração das ordens de compras e finalmente, recebem e pagam os bens e serviços adquiridos.
...