Contabilidade
Por: dregini • 10/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
Atividade da Aula 01
Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pós Graduação em MBA em Contabilidade Gerencial e Controladoria.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Aluno(a): DOUGLAS SOARES REGINI RGM: 723.530
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Pólo: CNA / Amambai-MS
Aula 01: O perfil do pesquisador.
Atividade nº 1 será dedicada ao estudo do perfil do pesquisador, tem como objetivo analisar a construção e as características do perfil do pesquisador; compreender o desenvolvimento de pesquisa e os órgãos de fomento ao seu desenvolvimento.
- Todo pesquisador tem como tarefa primordial fazer o seu cadastro na plataforma lattes do CNPq, visando elaborar o curriculum lattes. Localize na ferramenta “Arquivo” as orientações para localizar e elaborar o curriculum lattes no site especifico.
Obs.:
I Essa atividade não precisa ser encaminhada no portfólio e o prazo para seu desenvolvimento será até o dia 17/05. (Valor: 1,0 – essa nota será computada como atividade extra e somada na média das atividades para todos aqueles que até a data estipulada tiverem realizado seu cadastro.)
II – A verificação da realização da atividade será feito pela professora diretamente em consulta no cadastro do CNPq.
- Produzir um texto de no mínimo 01 e no máximo de 03 laudas sobre o perfil do pesquisador, trazendo para o texto a ênfase para a formação em pesquisa, apontando no texto o conceito prévio do que é pesquisa, por que e a necessidade para se fazer pesquisa Ainda apontar as qualidades do perfil empreendedor e a importância dos órgãos de fomento, destacando os mais importantes. (Valor: 2,0)
Obs. Todo texto carece de um título, um desenvolvimento com citações de fontes e ou autores pesquisados e referências de acordo com as fontes utilizadas no desenvolvimento da atividade.
Atenciosamente.
Profª Terezinha Bazé de Lima
A PESQUISA E SUAS POLÍTICAS
O pesquisador de hoje deve estar predisposto a enfrentar e vencer vários desafios, buscando criar novos conhecimentos, procedimentos e soluções para os diversos problemas. Tais conhecimentos criados e alguns aperfeiçoados devem ultrapassar as barreiras físicas e políticas das instituições de pesquisa, sendo divulgados e aplicados no meio social na qual àquela instituição de pesquisa está inserida, com o objetivo de beneficiar e melhorar a realidade da sociedade.
No perfil do pesquisador, deve-se estar inserida a ideia de que é necessário estabelecer a pesquisa como princípio educativo, privilegiando a construção e reconstrução do conhecimento como processo central do ato educativo. Assim, todo pesquisador deve experimentar o ambiente da aula, fazendo dela seu próprio laboratório, abrindo assim os olhos dos alunos para as questões científicas que giram em torno dos conhecimentos transmitidos.
A pesquisa constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um dado objeto em um determinado campo científico.
Sob este enfoque, podemos trazer aqui a definição de Pedro Demo, para quem "pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Deve-se observar que a realidade a que se refere Demo é a realidade social, alvo de investigação das ciências humanas e sociais, entre as quais as ciências sociais aplicadas, na qual se situam a Administração e as Ciências Contábeis.
Quanto às operações intelectuais envolvidas no processo de investigação, evocamos a definição de Delcio Salomon, que traduz muito bem o que é uma pesquisa e o que nela está envolvido: "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica" (SALOMON, 2001, p. 152).
Uma vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais as razões de sua realização. Seguindo Richardson, os cientistas sociais pesquisam para: a) resolver problemas sociais; b) formular novas teorias e criar novos conhecimentos; c) testar teorias existentes em um campo científico (RICHARDSON, 1989, p. 16-17).
As razões apontadas valem para quase todas as ciências humanas e sociais, mas ainda devemos elencar quais seriam as exigências de se pesquisar em Administração e Contabilidade. Como bem formula Matias-Pereira, pesquisa-se nestas áreas, entre outros motivos, para "gerar conhecimento sobre o processo de planejamento, organização, acompanhamento e controle que ocorrem em organizações", bem como para "aumentar a eficiência e eficácia" nestas instituições (MATIAS-PEREIRA, 2007, p. 29).
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.
O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.
...