Contabilidade
Por: lblaas • 17/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.512 Palavras (7 Páginas) • 317 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 CONTROLADORIA...............................................................................................4
2.2 ESTUDO DE CASO..............................................................................................6
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11
INTRODUÇÃO
O mundo dos negócios hoje em dia passa por uma constante desenvolvimento tecnológico, e um consumidor cada vez mais exigente, o que leva ao mercado ficar, com o passar dos anos, cada vez mais competitivo.
Com esse constante desenvolvimento, e devido a carga tributária muito grande no nosso país, se torna cada vez mais necessário que as organizações realizem um planejamento tributário e que se obtenha um retorno financeiro satisfatório em relação ao investimento realizado.
Nas próximas páginas será possível ver a importância da controladoria dentro de uma empresa, apresentando o processo de planejamento tributário em diversos processos, como cisão, fusão e incorporação.
DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTROLADORIA
A controladoria é uma atividade que recebe conceitos e conhecimentos tanto do ramo da administração quanto da contabilidade, sendo que ela se torna uma das principais fontes de informação para aqueles que irão tomar as decisões. Ela se apoia num sistema de informações e visão multidisciplinar, se tornando a responsável pela modelagem, construção e manutenção dos sistemas de informações das grandes organizações, suprindo as necessidades de informação dos gestores.
O papel da Controladoria como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para que os gestores que auxiliam na tomada de decisões.
A controladoria se mostra muito importante dentro da contabilidade das empresas nos dias atuais, onde encontramos um mercado muito competitivo, mas ela necessita ser desenvolvida por um profissional contábil capacitado e com um conhecimento amplo.
Uma boa gestão de tributos se torna muito necessária para que uma organização sobreviva no mercado hoje em dia, principalmente no Brasil onde se possui uma legislação tributária complexa e uma alta carga de tributos, o que pode levar muitas vezes a gastos desnecessários e o medo de não estar cumprindo com as obrigações fiscais.
A controladoria prepara, analisa e interpreta os resultados financeiros. Esta função é
utilizada para interpretar e dominar a legislação vigente e suas alterações, além de aprimorar os métodos já adotados de planejamento, interpretar e avaliar os relatórios emitidos pela contabilidade e identificar a necessidade de informação para cada usuário.
As empresas podem, dessa forma, procurar uma adequação em seu regime tributário, escolhendo qual o melhor regime que se encaixa, evitando a sonegação e ao mesmo tempo diminuindo gastos desnecessários com a arrecadação de alguns tributos. Nesse momento entra o papel da controladoria, que irá colaborar e ter um importante papel no planejamento tributário, auxiliando na escolha de qual atividade a empresa seguirá, elaboração de contratos, definição de qual a melhor forma de tributação a ser adotada, etc.
Assim, pode-se dizer que o objetivo principal da controladoria na gestão tributária é a diminuição dos tributos, e quanto melhor a relação entre visão da controladoria e gestão dos administradores, melhores serão os resultados.
A controladoria buscando minimizar os custos de uma empresa poderá sim realizar a aquisição de novas empresas, desde que realize uma análise cuidadosa de todas as variáveis envolvidas, evitando dessa forma praticar algum ato ilegal.
Uma política de redução de custos é o conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa, objetivando a redução permanente e geral de custos e despesas, através de vários enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos gerais de eficiência e produtividade.
A controladoria novamente se apresenta muito importante no momento em que se fala em minimização de custos, pois ela se utilizará de recursos para direcionar os excessos do caixa, visando sempre pagar menor alíquota fiscal, ou também como uma forma de se encaixar em uma alíquota fiscal menor.
Para o uso desse tipo de manobra empresarial é necessário que se realize estudos aprofundados dos aspectos legais, fiscais e contábeis, incluindo nesses estudos análise de demonstrações financeiras, observando sempre tanto as vantagens quanto as desvantagens que virão, e avaliando também os possíveis riscos que estão envolvidos nessa negociação.
A cisão é uma operação onde uma empresa transfere parte de seu patrimônio para uma outra organização ou sociedade ou também para mais de uma organização, deixando de existir a empresa antiga se for transferido todo o seu patrimônio ou dividindo-se o seu capital, caso seja uma cisão parcial.
a utilização desse tipo de operação no lugar de aquisições tem como principal objetivo a eliminação do ganho de capital pelos acionistas, buscando obter vantagem fiscal através da redução ou eliminação do imposto de renda.
...