Contabilidade
Por: Michelle Maresch • 5/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.577 Palavras (15 Páginas) • 355 Visualizações
1. Introdução
Atualmente a utilização de fitoterápicos em tratamentos de enfermidades vem se estendendo, através de investimentos e estudos que estão sendo realizados neste crescente setor. Hoje já contamos com a utilização de fitoterápicos no SUS através do Programa Nacional de Plantas medicinais e Fitoterápicas. (Ministério da saúde; 2006)
Dentre a variedade de plantas já utilizadas e estudadas, daremos foco para a popularmente conhecida como Camomila (Matricaria recutita L.), que apesar de vários estudos apresentados, ainda necessita de mais pesquisas quanto aos seus efeitos farmacológicos (Albuquerque et al; 2010) .
A Matricaria recutita L. pertence a família Asteraceae, cujas partes utilizadas são os capítulos florais. É nativa da Europa, onde seu crescimento é espontâneo e aclimatado no Brasil. (Malheiros et al; 2011 ).
A Matricaria recutita, é a planta medicinal com a maior área de plantio e envolvimento de pequenos produtores rurais no país. Essa alta demanda é devido suas propriedades curativas que além da medicina popular, têm despertado interesse de indústrias alimentícias, farmacêuticas, e até cosméticas por conter propriedades emolientes quando incorporadas em dermo- formulações. (Pereira, N.P. at al; 2005).
A Matricaria recutita apresenta grande variedade de constituintes no seu óleo essencial como terpenos (α- bisabolol, óxido de bisabolol, camazuleno e sesquiterpenos), flvonoides (apeginina-7- glicosídeo, luteolina, quercetina), cumarinas e esteróides (Reis. P.E.D et al; 2011). Estes constituintes apresentam atividades calmante, analgésica, antiespasmódica, antimicrobiana, antiflogística, antimicótica, cicatrizante e antiinflamatória. ( Malheiros et al, 2011). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão farmacognóstica da Matricaria recutita com ênfase em sua atividade a anti- inflamatória, afim de obter conhecimento sobre o tema.
2. Materiais e métodos
Este trabalho foi elaborado baseado em uma revisão bibliogáfica feita utilizando como base em livros e artigos científicos, disponíveis em sites governamentais, como o Ministério da saúde, e de base de dados como Scielo e Google acadêmico e wikipedia no período de 07/08/2012 á 01/05/2013
As palavras- chave utilizada para a pesquisa foi: Matricaria recutita, Chamomilla recutita, camomila e componentes fitoquímicos da Matricaria recutita.
3. Resultados
De acordo com dados levantados nesta revisão bibliográfica sobre a Matricaria recutita e experimentos em humanos e ratos neste contidos, podemos justificar cientificamente que a referida planta medicinal, além de seus efeitos antimicrobiano e espasmolítico apresenta considerável eficácia quanto á sua atividade anti-inflamatória, tendo como mecanismo de ação a inibição enzimática da COX, 5-lipooxigenase, produção de prostaglandinas pela presença do azuleno, liberação de histamina pela ação dos flavonóides, eliminando o processo inflamatório e auxiliando na cicatrização por ação do bisabolol e promovendo formação tecidual.
4. Discussão
As atividades farmacológicas da Matricaria recutita são de grande importância para o tratamento de doenças na humanidade pela medicina popular e na medicina científica desenvolvida pelas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos. A demanda de fitoterápicos nos últimos tempos tem sido atrativa industrialmente e inovadora graças ao modismo naturalista. Apesar de ser industrialmente interessante, empresas ainda apresentam dificuldades em encontrar a M. recutita como matéria prima de boa qualidade, segundo estudos apresentados como o de Brandão, M.G.L et al, 1998 em 28 amostras de M. recutita na época comercializadas, que concluiu em seus experimentos que apenas um tipo de amostra se enquadrava com os padrões apresentados nas literaturas vigentes, abordando o quando a vigilância para fitoterápicos no Brasil é falha e necessita de urgente melhora.
Essa fiscalização bem como a padronização dessas amostras precisa ser revisada para que o impacto causado diretamente nos efeitos farmacológicos da planta de tal qualidade seja reduzido, e a venda que atualmente é contínua, seja bem monitorada, pois planta precisa de cuidados tanto no cultivo e colheita (Petronilho, S.L., 2008) como também em sua conservação, para que suas propriedades curativas sejam conservadas obtendo efeito terapêutico esperado. (Bradão, M.G.L; et al, 1998).
5. Histórico da Matricaria recutita
A camomila (Matricaria recutita L.) é uma planta medicinal muito utilizada para fins terapêuticos há séculos. Seus efeitos curativos são reconhecidos pelo homem historicamente há mais de 2.500 anos, sendo seu uso relatado por Hipócrates 500 a.C e descrita por Discórides um século d.C em seu trabalho de matéria médica. Na antiguidade, os antigos egípcios se referenciavam á erva como um presente sagrado do deus Sol e a usava para aliviar febre e queimaduras solares. Já na Grécia, se destacava das demais pelo seu aroma forte, sabor amargo que lhe são peculiares e sua florescência abundante. (Queiroz, M.B, 2008).
A camomila (Matricaria recutita) é uma planta nativa do sudoeste da Europa, que se espalhou por toda a Europa, América do Norte e Austrália. Este incremento no cultivo da camomila deve-se ao elevado interesse apresentado pelas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. Hoje, está inclusa em farmacopéias de diversos países, (Petronilho, S.L., 2008) e foi incluída no Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no sistema único de saúde (SUS). (Ministério da saúde; 2006)
No Brasil foi introduzida por imigrantes europeus (poloneses, alemães, italianos, ucranianos, entre outros) há mais de 100 anos, é cultivada principalmente no sul e sudeste, sendo que sua maior área de plantio atualmente é no estado do Paraná. (Holmes, T.S.V., 2011)
Esta erva é muito utilizada na medicina científica e popular por sua propriedade antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, hipocolesterêmica, antiagregação plaquetária, analgésica, carminativa, cicatrizante, o que tem despertado grande interesse na indústria farmacêutica A aroma terapia também já conta com seus efeitos benéficos. (Lucena, R.N., 2009).
Já na indústria de alimentos sua procura é conseqüência do seu aroma e sabor forte; na indústria de cosméticos a camomila (Matricaria recutita) é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta atua progressivamente nos pigmentos capilares atribuindo aos fios uma tonalidade mais clara. Existe disponíveis no mercado grande variedade de xampus de camomila e ainda loções clareadoras que também recorrem a este processo natural. (Amaral, W. et al, 2012).
...