Contabilidade
Por: mel12 • 18/4/2015 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
Evoluções da historia da contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Sendo assim, com a organização da agricultura, do pastoreio e a organização econômica acarretaram a separatividade, surgindo divisões e senso de propriedade, o que originou que cada um criava sua própria riqueza e a herança que era deixada pelos seus antecedentes, passou a ser chamada de patrimônio.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. Onde que a prática não era exclusiva só dos fenícios, mas era exercida nas principais cidades da Antiguidade, fazendo com que a atividade de troca e venda requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada e eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Além disso, a cobrança de impostos já era feita por escritas.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia à necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o registro. Aquele tempo, as compras, vendas e trocas era todas à vista e a medida que as operações econômicas se tornavam complexas, o seu controle se refinava. E com isso, a evolução da ciência contábil seguiu da seguinte forma:
Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com as primeiras civilizações até 1202 da Era Cristã. Nesse período, os primeiros registros foram processados de forma rudimentar, e logo o homem encontrou formas eficientes e passou a utilizar gravações e outros métodos. Com isso, surgiu o inventário, que exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo a natureza: rebanhos, metais,...
Os sumérios, babilônicos e assírios, faziam os seus registros em peças de argila (Uruk), onde gravava-se a cara de animais cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes. Além disso, na cidade de Ur, na Caldéia, foram encontrados em escavações, tabelas de escrita cuneiforme onde era registradas contas referentes a mão- de-obra ( custos diretos).
O sistema contábil evoluiu e os registros se tornaram diários, onde foram sintetizados em papiros ou tábuas. E com isso, sofreu nova sintetização e agrupou vários períodos. As partidas de diário assemelhavam ao processo moderno: o registro se iniciava com a data, nome da conta, seguindo-se quantitativos unitários e totais, transporte, se ocorresse, sempre em ordem cronológica de entradas e saídas. Foram os egípcios os primeiros a utilizar o valor monetário (a moeda Shat) em seus registros. No entanto, houve também relatos bíblicos que o próprio Jesus Cristo relatou que o administrador fraudou o senhor alterando os registros de valores a receber de devedores.
Contabilidade do mundo medieval – período que vai de 1202 até 1494. Nessa época estudavam-se técnicas matemáticas, pesos, medidas,... tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. Foi um período muito importante, pois foi denominada a “Era Técnica”, devido as grandes invenções como moinho de vento... O aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade foram conseqüências das necessidades geradas pelo capitalismo nos séculos XII e XIII. O processo da produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital alterando as relações de trabalho. Onde o trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos. Além disso, o método das partidas dobradas teve sua origem na Itália.
Contabilidade no período moderno
...