Contabilidade
Por: alexegil • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.868 Palavras (8 Páginas) • 623 Visualizações
facilidade para as empresas.
A nova lei declara que as normas emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), deverão ser elaboradas de acordo com os padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários.
As normas internacionais recomendam medidas que facilitem a interpretação dos balanços de diferentes empresas ao redor do mundo, facilitando o trabalho dos contadores pela aplicação universal e conferem uma maior rigidez a diferentes situações, onde cada país normatizava segundo normas próprias.
Todas essas modificações, e isso não há como negar, foram de grande relevância e representaram um passo importante para que haja uma integração das companhias brasileiras com a convergência contábil internacional.
Como era antes da Lei 11.638/2007, de 28 de Dezembro de 2007
1. Publicação das Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos – Doar.
2. Não havia a exigência da publicação da Demonstração do Valor Adicionado – DVA para as companhias abertas.
3. Os aumentos de valores nos saldos de ativos serão registrados com Reserva de Reavaliação, no Patrimônio Líquido.
4. O ativo permanente é dividido em: investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.
5. Nas operações de incorporação, fusão ou cisão, os saldos vertidos poderão ser registrados pelos valores contábeis.
6. O Patrimônio Líquido: capital social reserva de capital, reservas de reavaliação, reservas de lucros ou prejuízos acumulados.
7. As companhias abertas são obrigadas a publicar as suas demonstrações contábeis devidamente auditadas. As companhias fechadas são obrigadas a publicar suas demonstrações contábeis.
8. A escrituração contábil será efetuada de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos, podendo registrar nos livros comercias ou em livros auxiliares os ajustes decorrentes da legislação tributária.
9. A CVM expedirá normas contábeis de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos
10. As sociedades controladas devem ser avaliadas pelo método da equivalência patrimonial
Como ficou depois da Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007
1. Publicação das Demonstrações dos Fluxos de Caixas – DFC.
2. Obrigatoriedade da publicação da Demonstração do Valor Adicionado – DVA para as companhias abertas.
3. Os aumentos ou diminuições de valores nos saldos de ativos e passivos decorrentes de avaliações e preço de mercado serão registrados na conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial, no Patrimônio Líquido.
4. Ativo permanente passa a ser dividido em: investimentos, imobilizado, intangível e diferido.
5. Os saldos serão vertidos a valor de mercados nos casos de: fusões, cisões ou incorporações.
6. O Patrimônio Líquido: capital social reserva de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
7. As companhias abertas e as sociedades de grande porte de capital fechado são obrigadas a apresentar demonstrações contábeis segundo os mesmos padrões da Lei das S.As. e auditadas por auditores independentes.
8. Deverá ocorrer segregação entre escrituração mercantil e tributária.
9. A CVM expedirá normas contábeis em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
10.As sociedades controladas, sociedades que fazem parte do mesmo grupo que estejam sob influência e controle comum, devem ser
avaliadas pelo método de equivalência patrimonial
Segue abaixo --Estrutura do Balanço Patrimonial após a Lei 11.638 e MP 449/2008
ANTES
DEPOIS
Ativo Circulante
Realizável a Longo Prazo
Ativo Permanente
•Investimento
•Imobilizado
•Diferido
Ativo Circulante
Atino não Circulante
•Realizável a Longo Prazo
•Investimento
•Imobilizado
•Intangível
•Diferido
Passivo Circulante
Passivo Exigível a Longo Prazo
Reserva de Exercícios Futuros
Patrimônio Liquido
•Capital Social
•Reserva de Capital
•Reserva de Reavaliação
•Reservas de Lucros
•Lucros ou Prejuízos Acumulados
Passivo Circulante
Passivo não Circulante
•Exigível a Longo Prazo
•Resultado De Exercícios Futuros
Patrimônio Liquido
•Capital Social
•Reserva de Capital
•Ajuste de Avaliação Patrimonial
•Reservas de Lucros
•Ações em tesouraria
•Prejuízos acumulados
Fonte: Balanço Patrimonial e suas Modificações, 2010, disponível em www.conjural.com.br
2.2 MERCADO CONSUMIDOR ATUAL E DA EPOCA DAS TEORIAS CLASSICAS E CIENTIFICAS
Na época das teorias clássicas e cientificas o mercado consumidor em geral não era tão competitivo, o consumidor comprava somente os produtos necessários que ali existiam, não tinha muitas opções de escolhas, ele estava limitado a e se comunicar dentro do seu próprio ambiente de trabalho e em casa, o processos de consumo era pautado em produtos sem variações, os produtos eram praticamente padronizado sem falar nas escassez de oferta, as empresas não viam a necessidade de agregar diferenciais aos mesmo, produtos com preços altos era símbolo de qualidade ,além de que os vendedores tinham grandes credibilidade em suas sugestões .
Antigamente não tinha uma lei que defendesse os consumidores, quando compravam um produto qualquer ou contratassem algum serviço ,e se o mesmo viesse estragado, ficava por isso mesmo, se o vendedor quisesse ele podia até trocar, mas se não quisesse, o consumidor ficaria com o prejuízo e não tinha a quem recorrer.
Já no mercado consumidor atual é diferente, o consumidor tem como escolher o produto que deseja comprar, aonde quer comprar e de quem quer comprar, atualmente existe diversas empresas vendendo o mesmo produto, tendo assim o consumidor o direito de escolha.
Hoje o consumidor está cada vez mais exigente , seletivo e consciente dos seus direitos, querem aquilo que seja realmente de boa qualidade , que seja relativamente barato e proporcione economia e tempo, e o consumidor tem acesso a diversas ferramentas de pesquisa, como internet, com ela ,ele pode pesquisar produtos não só do Brasil, mas também de outros países, o consumidor atual tem informações no ato da compra e o da época das teorias clássicas e cientificas, não possuíam tais informações.
As principais características das relações de consumo no mundo atual e globalizado são: a ampliação da oferta de produtos e serviços, e a dependência estrangeira de peças e tecnologias
Hoje também existem um sistema chamado código de defesa do consumidor que foi criado para proteger e defender os direitos do consumidor e dos empresários.
2.3 os aspectos econômicos no cenário da globalização, o que mudou no ambiente dos negocios, bem como as políticas que deverão ser implantadas no brasil para que o pais esteja apto economicamente para atuar no contexto de economia globalizada
O Brasil obtém uma economia aberta ao mercado internacional, ele compra e vende produtos de
...