Contabilidade
Por: thaiismuller • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.825 Palavras (12 Páginas) • 280 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.1.1 Conceito de Gestão Financeira 4
2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Faixa 5
2.1.3 Principais Decisões de Investimento 5
2.1.4 Risco e Retorno 7
2.1.5 Tipos de Orçamento 8
2.1.6 Vantagens do Orçamento 9
2.2 NOÇÕES DE ATUÁRIA 10
2.2.1 Conceito de Atuária 10
2.2.2 Previdência no Brasil 10
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 11
2.3.1 Sociedades Empresariais e Sociedades Simples 11
2.3.2 Obrigação dos Empresários e das Sociedades Empresariais 13
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo trata da abordagem de assuntos relacionados à gestão financeira e orçamento empresarial, duas ferramentas de grande contribuição para as empresas que pretendem ter seus negócios com destaque e excelência no mercado competitivo da atualidade.
Será evidenciada a importância da atuária na gestão de riscos, assim como a classificação dos regimes de previdência no Brasil e suas abrangências.
Também serão apresentadas as características das sociedades simples e empresariais, as obrigações que por elas devem ser cumpridas além daquelas essenciais para que a empresa se mantenha legalmente regularizada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2.1.1 Conceito de Gestão Financeira
Inúmeras empresas vêm fechando suas portas antes mesmo de completarem dois anos. Isso ocorre por vários fatores, como falta de planejamento estratégico, escassez de capital de giro ou um plano de negócios mal elaborado. Outra ferramenta muito importante que às vezes é deixada de lado, e faz toda a diferença, é o controle financeiro.
Com o amplo mercado competitivo as empresas além de ousadas para estarem sempre inovando em seus produtos ou buscando um diferencial atrativo para seus serviços, é imprescindível que possuam uma gestão financeira de qualidade.
Gestão financeira é a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional da organização, portanto é uma área da administração que engloba análise, planejamento e controle das atividades relacionadas às finanças de uma organização. Cabe à gestão financeira captar e aplicar recursos que venham maximizar o valor da empresa, aumentar a remuneração dos sócios, controlar os recursos já existentes e planejar estratégias que venham suprir possíveis prejuízos obtidos, tendo como ferramentas de análise e estudo dados extraídos de relatórios financeiros, relatórios emitidos pela contabilidade, balanço patrimonial, demonstrações de resultados e principalmente o fluxo de caixa.
Segundo Alexandre Assaf Neto (2006, p.33) as principais funções do gestor financeiro são análise, planejamento e controle financeiro, tomada de decisões de investimento, tomada de decisões de financiamento, objetivos e compromissos.
Um gestor financeiro é primordial dentro de qualquer empresa independente de seu porte, pois é esse profissional, através de sua competência e habilidade, que garantirá a excelência dos lucros e retornos financeiros positivos, assim como uma saúde financeira estabilizada.
2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
Uma ferramenta que traz grande contribuição para uma gestão financeira eficiente é o fluxo de caixa. O fluxo de caixa nada mais é que a entrada e saída de recursos financeiros da empresa, portanto através dele que se tem um controle e uma previsão das obrigações a pagar, dos valores a receber, e o seu saldo em determinado período. Através da análise do fluxo de caixa que o gestor saberá a real situação financeira da empresa podendo criar um plano de ação de acordo com a necessidade e auxiliando na tomada de decisões.
As projeções do fluxo de caixa contribuem muito para que o gestor financeiro tenha uma previsão da situação da empresa nos tempos futuros, o que irá possibilitar a adoção de medidas que assegurem a disponibilidade de recursos para acarretar com seus custos e despesas, ou ainda, terá uma previsão do aumento desses recursos buscando alternativas de investimento para o crescimento da empresa.
Para elaborar uma projeção de fluxo de caixa é preciso registrar:
A previsão de vendas e os prazos de recebimentos;
A previsão das compras e os prazos de pagamento aos fornecedores;
O levantamento dos valores a receber de vendas já realizadas;
O levantamento dos compromissos assumidos e das despesas fixas;
O levantamento das disponibilidades financeiras existentes.
O fluxo de caixa deve estar coerente com a situação financeira da empresa, sendo necessário que todas as entradas e saídas sejam registradas com exatidão, sem a omissão de lançamentos, para que assim o gestor financeiro possa usar sem sombra de dúvida essa importantíssima ferramenta no desempenho de sua função.
2.1.3 Principais Decisões de Investimento
Uma empresa que pretende alavancar no amplo mercado competitivo precisa praticamente estar sempre investindo. Investimentos esses que podem ser de curto ou longo prazo, onde os investimentos de curto prazo são denominados investimentos operacionais e os investimentos de longo prazo são denominados investimento de capital.
Investimentos requerem um planejamento maior, visto que através deles que a empresa poderá maximizar seu valor, expandir a atividade operacional e ter retornos consideráveis. O processo de avaliação e seleção de investimentos de longo prazo chama-se orçamento de capital, que se divide em cinco etapas que serão apresentadas à baixo:
Geração de proposta: Propostas de investimentos são elaboradas em todos os níveis organizacionais;
...