Contabilidade
Por: rheydner • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.310 Palavras (14 Páginas) • 300 Visualizações
INTRODUÇÃO
Não se sabe ao certo quando foi criada contabilidade mas o que sabemos hoje que ela é muito importante no mundo em que vivemos e ao longo dos tempos ela vem mudando e se adaptando a esta nova ordem mundial globalizada. Devido a importância foi se organizando e se unificando no cenário mundial. O Brasil como um país emergente foi se adaptando e criando leis que pudessem enquadrar a nova formação política mundial. A criação da Lei 11.638/2007 foi um grande exemplo dessas mudanças e que o país estava interessado nesta nova formação mundial. Hoje em dia temos um consumidor mais exigente e com necessidades novas, e temos de cuidar para não só dos clientes que temos mas buscar aqueles que ainda estão por ai.
Este é o desafio do mundo globalizado empresas buscam no Brasil seu potencial econômico, em contrapartida o Brasil busca novas empresas estrangeiras dispostas a investir aqui.
Buscaremos entender um pouco também sobre as mudanças do consumidor segundo um grande estudioso da sociedade, de como ela mudou pela visão critica do sociólogo Zygmunt Bauman.
DESENVOLVIMENTO
GLOBALIZAÇÃO
O impacto que a globalização teve no mercado de trabalho, na qualidade de vida da população, comércio internacional, na liberdade que teve de movimentar, isto aumentou a liberdade de comércio internacional de tal maneira, que veio modificando o ambiente externo afetando diretamente os indivíduos, as empresa, as camadas sociais, e como conseqüência atingindo a maneira de como deveria ser feito a Contabilidade. Este processo acelerado de crescimento, de mudança atinge todas as áreas e ao mesmo tempo exige uma adaptação dessas novidades na mesma velocidade em que a mudança acontece. A medida que os impactos dessas mudanças vem atingindo as empresas, exige delas um processo de reformulação de estrutura para que ela possa sobreviver e competir em igual condições dentro do mercado de trabalho, fazendo assim que ela venha a investir em tecnologia para ter mais agilidade nos processos e também qualidade. Sendo assim a área contábil não podendo ficar para trás tem de andar alinhada com as mudanças deste novo contexto mundial. Investe em modernização para atender o atual estagio em que se encontra a economia, desenvolvendo técnicas modernas para auxiliar as novas gestões dentro das organizações.
Devido as grandes mudanças que vem acontecendo no mundo, sobre tecnologia, economia, social, política, as diferenças culturais que hoje se tornam mais próximas devido a este fenômeno globalizado, essas mudanças vieram de encontro à área do profissional contábil. Fazendo que o profissional da área buscasse novas técnicas e nova especializações para atender a demanda do mercado atual.
A contabilidade passa por um processo de mudança em busca de harmonizar as normas contábeis adequando as Normas brasileiras às Normas Internacionais.
Com este universo globalizado começou a cogitar que a contabilidade deveria ser única em todos os países que deveria existir uma linguagem universal nas empresas, fazendo os registros contábeis e fatos financeiros acontecidos dentro do exercício social. Mas era necessário que a contabilidade brasileira se adequasse as Normas Internacionais de contabilidade.
A unificação das normas de contabilidade com o padrão internacional de contabilidade vem sendo exigida pelos mercados internacionais, buscando unificar os processos contábeis para que as comparações das demonstrações contábeis fique mais fácil. Hoje a contabilidade é a principal linguagem no mundo dos negócios para controle, comunicação, análise e informação, com isso ela se tornou essencial como ferramenta gerencial para atender as necessidades dos usuários.
Com a criação da Lei nº 11.638/2007 o Brasil passa a integrar as Normas Internacionais de Contabilidade, trazendo vantagens para economia brasileira porem em contrapartida exige investimentos por parte das empresas nacionais, como adaptação de sistemas de informações, treinamentos e qualificação do profissional da área.
PRINCIPAIS MUDANÇAS DA LEI N º 11.638/2007
A Lei nº 11.638/2007 foi publicada em 28 de dezembro de 2007, e entrou em vigor no primeiro dia de janeiro de 2008, ela introduz e altera dispositivos da lei 6.404/76 e 6.385/76 Lei que cria a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), as principais mudanças são:
- Harmonização das normas;
- Criação da Demonstração dos Fluxos de Caixas substituindo a Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos;
- Criação da Demonstração do Valor Adicionado, obrigatório somente para as chamadas companhias abertas;
- Criação do subgrupo Intangível no Permanente;
- Classificação no Imobilizado, dos bens corpóreos decorrentes de operações que transfiram a companhia os benefícios, riscos e controles dos mesmos;
- Extinta possibilidade de reavaliação de bens do Ativo Imobilizado;
- Uso do subgrupo Diferido fica restrito ao registro das despesas pré-operacionais e aos gastos de reestruturação;
- Eliminação da conta Lucros e Prejuízos Acumulados mantendo somente Prejuízos Acumulados;
- Criação no Patrimônio Líquido, do subgrupo Ajuste de Avaliação Patrimonial;
- Reservas de Capital;
- Reservas de Lucro a Realizar;
- Avaliação de preço de mercado.
Vejamos abaixo um exemplo de como ficou o quadro no Balanço Patrimonial:
ATIVO | PASSIVO |
Ativo Circulante Ativo Realizável a Longo Prazo Ativo Permanente dividido em: - Investimentos - Imobilizado - Intangível - Diferido | Passivo Circulante Passivo Exigível a Longo Prazo Resultado de Exercícios Futuros Participação Minoritária |
Patrimônio Líquido | |
Capital Social Reserva de Capital Ajuste de Avaliação Patrimonial Reserva de Incentivos Fiscais Reserva de Lucro Prejuízos Acumulados (-) Ações em Tesouraria | |
Total do Ativo | Total do Passivo |
...