Contabilidade
Por: contadora2 • 5/6/2015 • Dissertação • 620 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
Principais técnicas contábeis
Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditória e analise das Demonstrações Contábeis.
Escrituração, e o registro dos fatos e dos atos contábeis que irão afetar ou não o Patrimônio, é o conjunto de lançamentos feitos em livros contábeis.
- ATOS CONTÁBEIS: são acontecimentos que não modificam o patrimônio. Ex: ( assinatura de contrato).
-FATOS CONTÁBEIS: são acontecimentos que provocam alterações quantitativas e/ou qualitativas no patrimônio.
Existem dois métodos de escrituração são:
- PARTIDAS SIMPLES: envolve o controle de um só elemento patrimonial, não permite o controle total do patrimônio.
-PARTIDAS DOBRADAS: a cada crédito há um débito igual, um dos produtos desse método é o Balancete Patrimonial.
A ordem da escrituração pode ser feita de várias maneiras:
- LIVRO DIÁRIO: ele é obrigatório e registra todas as operações da empresa, no seu dia a dia.
- LIVRO RAZÃO: é o detalhamento das contas, são lançamentos realizados diariamente, é o controle individual de cada conta:
Ex: lançamento no livro diário ref compra de um veiculo no valor de R$ 45.000,00 á vista, via banco:
D= veículos......................45.000
C= banco .........................45.000
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO: é a ferramenta para verificar o total dos saldos. È indispensável para verificar o métodos das partidas dobradas, cabendo ao balancete verificar se a soma dos santos devedores é igual a soma dos saldos credores, então geram os relatórios contábeis rédito ou seja resultado.
As demonstrações Contábeis são relatórios baseados nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de empresa.
As demonstrações contábeis segundo o art. 176 da lei nº 6.404/1976 são: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício, demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados,demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA).
Onde:
- Balanço Patrimonial e “a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da entidade”, segundo as Normas Brasileira de Contabilidade.
O Balanço Patrimonial está dividido em dois grupos o ativo e o passivo, onde o ativo é composto de bens e direitos e o passivo de obrigações e do patrimônio líquido.
- Demonstração de resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício. Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade “observado o princípio de competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas”, visando a fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social.
- A demonstração das origens e aplicações de recursos é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, as modificações que originaram as variações no capital circulante líquido da Entidade.
Assim como o Balanço Patrimonial, e uma demonstração da movimentação liquida da entrada (origem) e da saída (aplicação) de recursos de uma empresa, origina-se basicamente de uma analise das variações ocorridas na posição financeira da empresa (ativos e passivos circulantes), cuja diferença representa o “capital circulante liquido”.
...