Contabilidade
Por: lumiojo • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Sumário
1. Introdução
2. Responsabilidade empresarial e sustentabilidade
3. Sustentabilidade econômica
4. Sustentabilidade ambiental
5. Sustentabilidade social
6. Considerações finais
7. Referências bibliográficas
1. Introdução
A empresa L&Contrução é uma empresa de construção civil localizada no estado de Sergipe desde 1983, atua no projeto de casas populares e conta com aproximadamente 230 funcionários.
Manoel é o gerente de negócios da empresa e há algum tempo tem se preocupado com os riscos de impactos que a empresa causa no meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes ao meio ambiente, resolve participar de um evento de feiras de negócios onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento sustentável.
Assim, muito surpreso, viu que poderia adotar não somente as práticas ambientais, mas também como valorizar ainda mais a marca da empresa reuniram então os funcionários pra adotar princípios baseados na sustentabilidade elaborando um novo programa de práticas sugeridas de como a L& Construção terá um ganho em termos de lucro valorização da marca e respeito às pessoas e conservação do planeta.
No capítulo 1 será abordado quais impactos a construção civil causa no meio ambiente como exemplo os resíduos e outras praticas poluentes, nos capítulos 2, 3 e 4 será abordados os temas sustentabilidade econômica, ambiental e social respectivamente, abordando o significado de cada uma delas e propondo melhorias na qualidade de vida e do meio ambiente .
2. Responsabilidade empresarial e sustentabilidade
O aumento dos problemas ambientais, decorrentes da expansão industrial que ocorreu em todo mundo, surge em consequências de avanços tecnológicos sem nenhuma preocupação com a manutenção de gestão adequadas dos recursos naturais.
A construção civil gera hoje muitos resíduos, esses são provenientes da construção, demolição, reformas, reparos e da preparação e escavação do solo, gerando aspectos e causando impactos significativos ao meio ambiente e a população.
Grande parte dos resíduos originados da construção civil é depositada irregularmente em terrenos baldios, beira de rios, calçadas e onde a água faz seu curso.
Alguns desses impactos são plenamente visíveis e provocam comprometimento à paisagem urbana e transtornos ao trânsito de veículos e pedestres, sendo também chamativos a outros tipos de lixo e quando chove provocam enchentes e grandes prejuízos para a população.
Considerada a maior geradora de resíduos de todos os setores produtivos, estima se que a construção civil representa entre 40 a 60% de resíduos sólidos urbanos gerados, além de desperdiçar 5% das matérias primas.
3. Sustentabilidade econômica
Para a identificação dos aspectos e avaliação dos impactos ambientais associados a determinado empreendimento, deve-se procurar, inicialmente, selecionar todas as atividades, produtos e serviços relacionados à atividade produtiva, de modo a separar o maior número possível de impactos ambientais gerados, reais e potenciais, benéficos e adversos, decorrentes de cada aspecto identificado, considerando, sempre, se são significativos ou não.
A sustentabilidade econômica foca no empreendimento barato e que haja resultados rápidos, envolve medidas estatais ou políticas,
...