TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  16/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

No Geral e possível dizer que é um sistema que acumula recursos que garante uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que deseja parar de trabalhar. Em um primeiro momento, era vista como uma forma uma poupança extra, além da previdência oficial, mas como o benefício do governo tende a ficar cada vez menor, muitas pessoas adquirem um plano como forma de garantir uma renda razoável ao fim de sua carreira profissional.
Existe dois tipos de plano de previdência no Brasil. A aberta e a fechada. A aberta, pode ser contratada por qualquer pessoa, enquanto a fechada é destinada a grupos, como funcionários de uma empresa, por exemplo.
Tendo as principais características cada uma delas:
Fechada - É destinada aos profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe. Em linhas gerais, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante, valor que normalmente é dividido em partes iguais. Outras empresas, essas mais raras, bancam toda a contribuição.
Uma vantagem imediata é a possibilidade de se deduzir 12% da renda bruta na declaração anual do Imposto de Renda. Estima-se que as empresas de previdência complementar possuam cerca de 126 mil participantes que já desfrutam de benefícios de previdência do setor.
Aberta - É oferecida por seguradoras ou por bancos. O principal benefício do plano aberto é a sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a cada dois meses. O número total de participantes de planos abertos é estimado em 5 milhões de pessoas.
Diferenças entre Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Para quem esta pensando em garantir a aposentadoria , com certeza já ouviu as siglas: PGBL e VGBL. PGBL significa Plano Gerador de Benefício Livre e VGBL quer dizer Vida Gerador de Benefício Livre. Estes são planos previdenciários que permitem acumular recursos por um prazo contratado. Durante todo o período, este dinheiro será depositado e será investido e rentabilizado pela seguradora escolhida por você.
Tanto no PGBL como no VGBL, o contratante passa por duas fases durante o processo: sendo o período de investimento e o período de benefício. O primeiro ocorre quando estamos trabalhando e gerando renda. Esta é conhecida como fase de formação de patrimônio. Já o período de benefício começa a partir da idade que você escolhe para começar a desfrutar do dinheiro acumulado durante os anos de trabalho. A maneira de recebimento é a própria pessoa quem escolhe. Sendo possível resgatar o patrimônio acumulado e/ou contratar um tipo de benefício (renda) para passar a receber, mensalmente, da empresa seguradora.
Outro fato que e importante salientar que o período de investimento quanto o período de benefício não precisam ser contratados com a mesma seguradora. Uma vez encerrado o período de investimento, o participante fica livre para contratar uma renda na instituição que escolher.

                       Conclusão

Passamos uma parte enorme da nossa vida trabalhando e pensando em uma futura aposentadoria, mas para isso acontecer de uma forma mais fácil e importante começar a preparar o futuro desde mais cedo, e mais que isso importante conhecer também as diversas formas de benefícios  que estão disponíveis e então contribuir para aquele que mais lhes convém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com