Contabilidade
Por: Leonardo Coutinho • 21/10/2015 • Projeto de pesquisa • 522 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
Estudo atribuído as informações contábeis
Contabilidade pode ser vista como a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não além de um forte instrumento de informações para a tomada de decisões dentro e fora de uma instituição. Como um exemplo o governo utiliza-se dela para arrecadar impostos e torná-la obrigatória para a maioria das empresas.
Podemos também sintetizar um sistema contábil como um conjunto de processos que permite a entrada de dados (fatos contábeis), processamento (classificação, lançamento e escrituração), saída de dados (relatórios) e analises (relatórios gerenciais).
Embora nem sempre os interesses não sejam convergentes, muitos são os interesses internos e externos dessas informações contábeis.
Interesses Internos: acionistas preferenciais (rentabilidade), acionistas ordinários (controle e ganhos permanentes), funcionários (remuneração e estabilidade) e administrador (tomada de decisão e medir eficiência).
Interesses Externos: fornecedores (capacidade de pagamento se é arriscado vender), os financiadores (capacidade de pagar empréstimos tomados), governo (impostos); sindicatos (indicadores para negociações salariais e benefícios).
A finalidade da contabilidade é controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre sua composição e suas variações.
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.
Os bens são as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas são classificados em tangíveis (em forma física, são palpáveis) e intangíveis (não são palpáveis).
Direito é o poder de exigir alguma coisa como valores a receber, títulos a receber, contas a receber, salários a receber.
Obrigações são os compromissos exigíveis como empréstimos a pagar, contas a pagar impostos a pagar, salários a pagar e duplicatas a pagar.
Representação gráfica do patrimônio
[pic 1]
Estudo sobre as melhores práticas para encerramento do Exercício e apuração do Balancete de Verificação.
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo.
Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade.
Normalmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.
Balancete de verificação
Faz-se uma pausa na seqüência dos lançamentos com averiguação de exatidão examinando periodicidade (diário, semanal, quinzenal, mensal etc.), instrumento contábil para tomada de decisão e resumo ordenado das contas utilizadas.
...