Contabilidade Gerencial
Por: thaiskarla • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Primeiramente, é importante relatar que os métodos ultilizados para a contabilidade financeira e para a contabilidade gerencial foram desenvolvidos com diferentes objetivos e destinados a diferentes usuários das informações financeiras da empresa.
Podemos conceituar contabilidade gerencial é como processo de identificação, análise de custos e finanças, balanços, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para o bom planejamento da empresa, avaliação e controle dentro da organização e para assegurar o uso apropriado de seus recursos em prol da empresa, tais informações são destinadas aos administradores da empresa.
Já a contabilidade financeira é caracterizada como uma técnica que busca ações direcionando a gestão que contribuam na aplicação de propostas teoricas e praticas, representando ações benéficas ao direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às empresas e gerando dados suficientes para elaboração das demonstrações financeiras.
No que se refere a diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, podemos destacar que os dados obtidos por cada contabilidade são apresentados de uma maneira detalhada aos gerentes da empresa, com o objetivo de facilitar a organização, o gerenciamento da empresa, onde o gerente analisa se é viavel e necessário realizar cortes de verbas, entre outros reacionados ao financeiro da empresa.
Ainda, a contabilidade financeira é etapa anterior a contabilidade gerencial, onde se verifica todos os dados de transações econômicas, custos operacionais, contratação e demissão de funcionarios, entre outros relacionados, tais informações são classificadas e registradas para futura análise gerencial. Ao contrário da contabilidade gerencial, que tem um caráter mais detalhado com relatórios explicativos destinados aos gerentes. Nesta fase, a preocupação refere-se apenas com a demonstração assertiva da vida financeira da organização, na qual os relatórios são elaborados para agentes externos a organização, tais como: acionistas e credores.
...