Contabilidade Gerencial
Por: michaelhen • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 5.236 Palavras (21 Páginas) • 401 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UND. 2
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS- CONTABILIDADE GERENCIAL
Campinas
Sumário
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UND. 2
INTRODUÇÃO
ETAPA 1:
ETAPA 02
CONCLUSÃO:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
INTRODUÇÃO
Vamos falar nessa etapa é o esclarecimento sobre a importância e a aplicabilidade de um sistema de informação na área contábil.
SISTEMA é uma série de elementos que trabalham em conjunto para a realização de uma determinada atividade ou um determinado fim qualquer.
0s elementos interagem entre si para processar INFORMAÇÃO e divulga-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização. E também veremos alguns exemplos de Empresas e seus segmentos.
ETAPA 1:
DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tipos de Sistema
Sistemas que classificam-se em dois tipos:
- sistemas abertos: caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas empresas e variáveis;
- sistemas fechados: não interagem com o ambiente externo.
Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos, ambiente ou processamento, recursos, componentes, saídas, administração e avaliação.
Sistema de Informação
Sistemas de informação classificam-se em:
- sistemas de informação de apoio às operações: o objetivo é auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais (compras, estoques, produção, vendas, faturamento, recebimentos, pagamentos, qualidade, manutenção, planejamento, controle da produção, etc);
- sistemas de informação de apoio à gestão: preocupam-se basicamente com as informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa. Tem como base de apoio informacional as informações de processos e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais. (ex.: contábil, controladoria, finanças).
Existem ainda sistemas específicos para auxílio direto às decisões gerenciais, tais como:
- DSS: Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Support Systems);
- EIS: Sistemas de Informações executivas (Executive Information Systems)
Esses sistemas têm como foco fazer ajustes informações não estruturados para tomada de decisão.
- sistema integrado de gestão empresarial: tem como objetivo fundamental consolidar e aglutinar todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. Unem e integram todos os subsistemas componentes dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio à gestão, através de recursos da tecnologia de informação, que perpassam todos os departamentos e funções (visão horizontal e de processo, contrária à visão tradicional verticalizada da hierarquia funcional das empresas).
- sistema de informação contábil: A CVM e o IBRACON definem a contabilidade da seguinte forma:
ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL
Arquitetura de um sistema de informação contábil. Para o sistema de informação contábil gerencial vamos apresentar os principais aspectos onde devemos observar as características e os procedimentos adequados, para uma boa elaboração do mesmo. Para que a informação tenha validade integral no processo de gestão administrativa é necessário a atender a dois pressupostos básicos. Necessidade da Informação. Cabe aos contadores gerenciais construir essa “mercadoria” com qualidade, pois sabem da extrema necessidade para o gerenciamento de negócios. A necessidade da informação é determinada por seus consumidores, ou seja, é elaborado por contadores, porém deve atender aos seus consumidores. Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa e necessário o apoio da alta administração da organização. Caso dentro dessa administração não haja o conceito de utilidade e necessidade da informação é dever do contador implantar essa mentalidade na organização.
Planejamento e controle.
O sistema de informação gerencial exige a elaboração da produção dos relatórios, para atender a cada usuário. É necessário saber o conhecimento de todos os usuários e assim a elaboração de relatórios com diferentes enfoques para níveis de usuários.
Necessidade da Informação
A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial.
O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e, por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.
Planejamento e Controle
O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. Dessa forma, será possível efetuar o controle posterior. Só poderá ser controlado aquilo que é aceito e entendido. Além disso, se o sistema de informações gerenciais (SIG) não for atualizado periodicamente, poderá ficar numa situação de descrédito perante seus usuários.
...