TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Contabilidade Gerencial

A administração é a arte de escolher uma opção entre as diversas possibilidades, decidindo os objetivos e caminhos a serem seguidos pela organização. Devido ao aperfeiçoamento das análises financeiras, a preparação dos executivos e o avanço dos sistemas de informações gerenciais era esperado que fossem cometidos menos erros decisórios, porém não é o que está ocorrendo. Alguns destes erros podem ser tão graves que podem fazer com que a empresa venha a fechar. Os erros continuam existindo e não são exclusividade das pequenas e médias empresas.

Para minimizar a ocorrência de más decisões o executivo deve basear-se em diversas fontes de informações, tanto internas como externas. Como fontes internas podemos citar dados estatísticos, contábeis ou qualquer outro gerado dentro da própria empresa. Como externos podem ser citados mídia impressa, eletrônica, levantados em eventos ou reuniões de trabalho.

A contabilidade gerencial tem como função a apuração do custo dos produtos ou serviços por área de responsabilidade com intuito de Ter um maior controle de gastos, o aumento da produtividade e fixação dos preços. A análise dos investimentos, da substituição ou lançamento de novos produtos.

O processo decisório não deve ser encarado somente de forma racional ou intuitiva. O administrador deve ter a habilidade de conseguir mesclar as duas situações e tentar obter o melhor resultado possível para a sua empresa. Deverá ter a capacidade de analisar friamente os números apresentados e decidir quais serão aproveitados. A maior parte dos erros cometidos pelos executivos na hora da decisão vêm da intuição do mesmo sobre determinado assunto, porém também são cometidos erros na interpretação dos dados disponíveis para a decisão.

Toda q qualquer decisão tomada possui riscos. Seja ela tomada por análise das informações disponíveis seja pela intuição. E devemos estar preparados para aceitar estes erros, pois quanto mais buscamos informações mais vemos que precisamos saber mais sobre determinado assunto.

É interessante enfatizar que a utilização da contabilidade gerencial para a tomada de decisão é necessário que o executivo tome cuidado na interpretação dos dados fornecidos, pois a contabilidade mostra o passado da empresa indicando o como foi feito anteriormente e os resultados obtidos destas decisões. Isto se deve à velocidade das mudanças que temos hoje em dia em relação ao passado, mesmo que não muito distante. Quando falamos em ter cuidado na utilização dos dados, não deve-se entender como não utilizá-los e sim em termos cautela para a sua avaliação.

Os administradores não deve se abster de contar com os dados da contabilidade gerencial para a tomada de decisões, pois desta forma estará contando somente com sua intuição. E isto poderá gerar um grande erro decisório. Por outro lado também não deve-se utilizar somente estes dados, pois o que foi decidido anteriormente não quer dizer que vai surtir os mesmos efeitos no futuro, podendo causar grandes prejuízos. O ideal seria a utilização dos dados da contabilidade gerencial utilizando-se também de dados estatísticos fazendo-se sua interpretação e a utilização da intuição por parte do executivo.

A capacidade de analisar, interpretar e utilizar os dados fornecidos não quer dizer que os executivos acertarão sempre nas decisões tomadas, porém, a chance de acertar é muito maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com