Contabilidade Gerencial Aplicada a Uma Industria de Café
Por: henriqueloko • 7/8/2016 • Trabalho acadêmico • 927 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA em Gestão Financeira e Controladoria
Fichamento de Estudo de Caso
Luís Henrique Klamas Obregon
Trabalho da disciplina Contabilidade
Tutor: Professora Claudia Basilio
Campos dos Goytacazes
2016
Estudo de Caso: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
REFERÊNCIA: ROBERT L. SIMONS; ANTONIO DAVILA: Cafés Monte Bianco: Elaborando um plano Financeiro. Harvard Business School. 2000.
A Cafés Monte Bianco é uma empresa italiana, octogenária. Produtora de café, o seu produto tem a reputação de estar entre os melhores da Europa e é distribuído por todo este continente. O presidente da Cafés Monte Bianco, Giacomo Salvetti, é bisneto do fundador da empresa, Mario Salvetti, e assim como o seu bisavô, é um gestor comprometido com a qualidade dos seus produtos. Todos os anos ele viaja a plantações de café ao redor do mundo, a fim de aprimorar os seus conhecimentos sobre a iguaria, além disso, mantém um laboratório que busca novas combinações de sabores e testa produtos já existentes no mercado.
Apesar de atuar em um mercado de preços mais elevados, com um produto de alta qualidade, durante uma desaceleração da economia em 1998, a Cafés Monte Bianco encontrou no mercado de marcas próprias, um mercado de produtos de menor qualidade e de preços mais baixos, uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva da empresa e absorver os custos fixos da produção.
Nos últimos anos, pretendendo superar o sucesso conquistado pelo seu avô, Giacomo expandiu a capacidade produtiva da empresa investindo em caras instalações. Tal expansão aumentou em 150.000 kg ao mês a capacidade produtiva da empresa, que no ano 2000 era de 350.000 kg ao mês. Os resultados daquele ano foram considerados bons, e a atuação no mercado dos cafés de marca própria foi um fator importante para atingir estes resultados.
Giacomo convocou uma reunião com os diretores da empresa, a fim de traçar o planejamento estratégico para 2001. Uma ideia de alocar totalmente a capacidade produtiva na produção de marcas próprias passou a ser fortemente defendida. Nesta reunião, Carla Salvetti, diretora de planejamento estratégico, defendeu que uma transição completa para o mercado de marcas próprias era a melhor opção. Segundo ela, o mercado de marcas próprias garantiu o sucesso da empresa em um momento que a demanda pela marca Premium quase se extinguiu. Roberto Bianchi, diretor de P&D, é o principal opositor dessa ideia, para ele a essência da empresa é o café da marca Premium, produto tradicional por sua qualidade e carro chefe da Cafés Monte Bianco por várias décadas. Giovanni Calvaro, diretor de marketing, expôs sua preocupação com a volatilidade do mercado da marca Premium, enalteceu a estabilidade da demanda por marcas próprias, e apresentou aspectos relevantes com relação a esse mercado. Paolo Cantara, diretor de produção, expos alguns benefícios que a transição completa para o mercado de marcas próprias surtiria sobre os custos fixos da empresa. Por fim, Dino Bastico, diretor financeiro, demonstrou preocupação com o fluxo de caixa na hipótese de uma transição completa, segundo ele, tal decisão acarretaria no aumento do prazo de recebimento, de 30 para 90 dias, impactando negativamente o fluxo de caixa da empresa. Giacomo Salvetti, nada satisfeito com as informações apresentadas na reunião, determinou que Carla e Dino elaborassem um plano financeiro claro, que demonstrasse as estimativas de resultados geradas pelas possíveis decisões.
Realizando cálculos baseados nas tabelas apresentadas, podemos obter o ROE do ano 2000 e estimar o ROE para o ano 2001, bem como seu lucro líquido:
Ano 2000
ROE = Lucro líquido / [( PL anterior + PL atual) / 2]
1945633 / [(7220236 + 1945633) / 2)]
23,75%
Ano 2001 (Baseado na produção projetada – Tabela 5)
[pic 2]
(em milhões de liras)
Observamos que com a transição completa para o mercado de marcas próprias, os resultados diminuirão, apresentando tanto lucro líquido como ROE abaixo do obtido no ano 2000. O fluxo de caixa da empresa também apresentará um resultado preocupante, com prazo de recebimento médio de 90 dias, os fluxos de caixa seriam:
...