Contabilidade avançada
Por: luzivan • 18/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 509 Visualizações
2015 |
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP
BACHAREL CIÊNCIAS CONTABÉIS
Contabilidade Avançada I
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTABILIDADE AVANÇADA I
ELIZETH OLIVEIRA S. ALENCAR RA 4300069638
GISLENE FERNADES BRAGA RA 3800600562
LUZIVAN PEREIRA DA SILVA RA 4300069646
MEIRE ANTUNES DE S. CARVALHO RA 4300069647
SIMONE DE SOUZA MOREIRA RA 3875736657
PROFESSORA EAD: PROF. Me. HUGO DAVID SANTANA
TUTOR PRESENCIAL: PROFº. MARIO DE SOUZA
TUTORA A DISTÂNCIA: PROFª. GISELE BAFUME QUIERELLI
Osasco, 16 de Abril de 2015.
2015 |
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP
BACHAREL CIÊNCIAS CONTABÉIS
Contabilidade Avançada I
Atividades Práticas supervisionadas do Curso de Graduação Ciências Contábeis da disciplina de Contabilidade Avançada I. Entregue a Faculdade Anhanguera Educacional Osasco - São Paulo.
Osasco, 16 de Abril de 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
∙ TITULOS DE CRÉDITO
∙ VALORES MOBILIÁRIOS
∙ APLICAÇÕES FINANCEIRAS E INVESTIMENTOS
REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESAS
CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL – IMPOSTO DE RENDA DIFERIDO
JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A contabilidade avançada estuda e analisa as formas de tributação. Neste trabalho iremos expor algumas formas de tributação e seus devidos recolhimentos e regimes de apuração, indicando para que serve e como é contabilizado cada um dentro de suas competências contábeis.
Falaremos um pouco sobre os títulos e valores mobiliários:
- O que são?
- Para que serve?
- Como são contabilizados e distribuídos?
- Quais as formas mais utilizadas e suas classificações?
Comentaremos também sobre reestruturação societária nas formas de incorporação: fusão, cisão e na sociedade atual. Indicando suas vantagens para o nicho de mercado das grandes e pequenas empresas e qual sua visão e ganho para as empresas no mercado atual.
Em continuidade comentaremos sobre CSLL e IRPJ mostrando sua forma de contabilização. Mostrar as formas mais comuns para apuração tanto do Imposto de Renda e Contribuição Social quanto o Imposto de Renda Diferido, e suas variações por opção do próprio contribuinte. Demonstraremos como se apura cada contribuição e quase as diretrizes para a correta apuração dos impostos dentro dos critérios contábeis, tendo em vista suas projeções.
Outro assunto que será tratado é o Juros sobre Capital Próprio, mostraremos quando se tornou obrigatório, como são distribuídos dentro das empresas e sua contabilização dentro de cada regime de tributação.
Esperamos que seja de grande valia as informações aqui apresentadas, e que agregue conhecimento a todos que o lê.
Boa Leitura!
APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
- TITULOS DE CRÉDITO
Os títulos de crédito são papéis representativos de uma negociação comercial emitidos por entidades em conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie, com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro. Os títulos de crédito têm prazo de vencimento e rendem juros pré ou pós-fixados, como por exemplo: as letras de câmbio, os certificados de depósitos bancários, debêntures, entre outros.
Os elementos fundamentais para configurar o crédito decorrem da noção de confiança e tempo que são necessários para assegurar o crédito numa promessa de pagamento futura.
São classificados como valores a receber de clientes ou terceiros e podem ser de curto, médio e longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas.
A classificação dos títulos de crédito é feita quanto a circulação da seguinte maneira:
- Títulos ao portados ao portador, que são aqueles que não expressam o nome do beneficiado e tem como característica a facilidade de circulação;
- Títulos nominativos, que são aqueles que possuem o nome do beneficiário, e tem como característica o endosso em preto;
- Títulos à ordem, que são emitidos a favor de uma pessoa determinada, transferindo-se pelo endosso. Valores mobiliários são papéis emitidos por entidades financeiras ou não, que são representativos de frações de um patrimônio, ações e quotas, ou de direitos sobre participação em um patrimônio, bônus de subscrição ou partes beneficiárias.
- VALORES MOBILIÁRIOS
Valor mobiliário é um título de propriedade ou crédito, emitido por um poder público ou privado, com características e direitos padronizados.
...