Contabilidade avançada
Por: Maraisa Bruno • 26/7/2016 • Trabalho acadêmico • 2.568 Palavras (11 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1] |
REVISÃO DE CONTEÚDO 2016.1
- A Lei 11.638/07 e a Lei 11.941/09 trouxeram relevantes mudanças na legislação societária, contábil e tributária vigentes no Brasil. A Lei 11.638/07 teve como principal objetivo
- Iniciar o processo para a harmonização das regras contábeis brasileiras com as normas internacionais de Contabilidade;
- Encerrar o processo para a harmonização das regras contábeis brasileiras com as normas internacionais de Contabilidade;
- Regulamentar o processo de administração contábil;
- Harmonizar a contabilidade com a normatização da administração;
- Verificar os aspectos contábeis da contabilidade brasileira.
- A Lei 11.941/09 tem por principal objetivo, exceto,
- Regulamentar os efeitos fiscais transitórios causados pelas alterações oriundas da Lei 11.638/07;
- Esclarecer os aspectos contábeis disciplinados pela Lei 11.638/07;
- Além disso, o Comitê de Pronunciamentos Técnicos, criado em 2005, produziu inúmeras normas já aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM - e pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC - e outros órgãos;
- Tudo isso tem vistas a instruir a respeito da convergência às normas internacionais de contabilidade, IASB - International Accounting Standards Board.
- Apenas lançar as condições do parcelamento de impostos federais.
- Diante de mudanças relevantes advindas da Lei 11.638/2007 e da Medida Provisória 449/2008 convertida na Lei 11.941/2009, gerou-se a necessidade da criação de procedimentos a serem adotados de forma especifica e detalhada.
Pelo exposto, cabe relacionar de forma explicativa os principais procedimentos a serem seguidos, colocando V, para Verdadeiro e F, para Falso.
( ) Pela extinção do grupo de contas Resultado de Exercícios Futuros, a partir de 05/12/2008, os saldos desse grupo deverão ser reclassificados para o grupo de contas do passivo não circulante.
( ) Em relação ao Ativo Diferido cabe uma explicação mais detalhada, visto que a Lei não exemplifica, porém a Resolução 1159/2009 apresenta uma explicação pratica para dirimir alguns questionamentos.
( ) Para adequação do Balanço à nova estrutura do patrimônio, deverá ser levantado o Balanço de Abertura datado de 1º de janeiro de 2008, ou seja, dos saldos advindos em 31 de dezembro de 2007.
( ) Se a empresa elaborar balanços comparativos em 31/12/2007 e 31/12/2008, deverá aplicar a nova estrutura de balanço para os saldos em 31/12/2007 somente para fins de comparação, assim os dois balanços ficarão em forma homogênea em relação à comparabilidade. ‚
- Leia as asserções a seguir e coloque nos parênteses a condição de certa ou errada, a partir de sua leitura.
( ) As propriedades para investimento são sustentadas para gerar receitas ou para a valorização do capital investido, como pode ser para as duas alternativas simultaneamente. Ela gera fluxos de caixa independentes dos outros ativos mantidos por uma empresa.
( ) A produção ou o fornecimento de bens ou serviços, ou seja, a utilização de propriedades, com vistas a suprir as atividades operacionais e administrativas gera fluxos de caixa, os quais são atribuíveis não apenas às propriedades, como também a outros ativos utilizados no processo de produção ou de fornecimento de bens e/ou serviços.
- Em relação ao Balanço Patrimonial, pode-se a firmar que é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade de forma ___________. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do ____________ que registrem de modo a facilitar o conhecimento e a ________________ da empresa, ou seja, de acordo com o grau crescente ou decrescente de liquidez das contas contábeis.
Complete as lacunas com as palavras que preenchem corretamente o texto.
- São métodos de avaliação das Participações Societárias:
(A) Método de custo e Custo ou Mercado, dos dois o menor;
(B) Método do valor presente e Equivalência Patrimonial;
(C) Método de custo e Equivalência Patrimonial;
(D) Método do Valor de Realização e Equivalência Patrimonial;
(E) Método do Valor de Realização e Valor Presente.
- Leia as assertivas abaixo:
- É uma operação ou evento por meio do qual o adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independentemente da forma jurídica da operação;
- A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações.
- A incorporação é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, enquanto a fusão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que a sucede em todos os direitos e obrigações.
- A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades constituídas para esse fim, ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.
- A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que as sucederá em todos os direitos e obrigações.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, IV e V, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III, apenas
d) I, II e III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V estão corretas.
- De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 36 – Demonstrações Consolidadas.
Descreva o objetivo e alcance desta norma.
- A Lei 11.638/07 teve como principal objetivo iniciar o processo para a harmonização das regras contábeis brasileiras com as normas internacionais de Contabilidade. Por outro lado, a Lei 11.941/09 tem por principal objetivo regulamentar os efeitos fiscais transitórios causados pelas alterações oriundas da Lei 11.638/07, bem como, esclarecer os aspectos contábeis disciplinados pela Lei 11.638/07. Com o advento da Lei 11.638/7 varias alterações foram feitas para esta harmonização, conforme relaciona a Resolução do CFC 1159/2009, entre elas.
- Restrição ao longo do exercício de 2008 e extinção, na data de 5/12/08, do subgrupo “Ativo Diferido”;
- Criação do subgrupo “Intangível” no grupo do Ativo Não Circulante;
- Proibição da prática da reavaliação espontânea de ativos;
- Aplicação, ao final de cada exercício social, do teste de recuperabilidade dos ativos (teste de impairment);
Marque a alternativa correta:
(A) Somente os itens I e II.
(B) Somente os itens II e III.
(C) Somente os itens I e III.
(D) todos os itens I, II, III e IV estão corretos.
...