Contabilidade avançada
Por: Willian Jhon • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................... 4
2 DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS DE
UMA INDÚSTRIA COMPARADA COM COMERCIO VAREJISTA.................... 5
3 METODOS DE CUSTEIO, DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO VARIÁVEL
E CUSTEIO POR ABSORÇÃO. ..........................................................................6
4 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO ............................................... 6
5 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO .............................................. 6
6 CUSTEIO ABC: UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS ..................................... 7
7 PONTO DE EQUILIBRIO .................................................................................. 8
8 A IMPORTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO
NA EMPRESA ...................................................................................................... 8
9 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO
DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL...................................................................9
10 CONCLUSÃO ................................................................................................. 10
REFERÊNCIAS.....................................................................................................11
RESUMO
Este trabalho fará menção do gerenciamento da administração de uma empresa industrial, abordando rentabilidade do produto e gerenciamento de custo. Em termos metodológicos, buscou-se respaldo no sentido de amenizar e até mesmo resolver a problemática que é a aplicação de uma melhor qualidade de gestão industrial. Serão apresentadas pesquisas com propostas que auxiliam na gestão e negócios da empresa de forma que, contribuam para o crescimento da área de Engenharia de Produção. Foi citado também a importância de se conhecer todos os setores ou departamentos para se obter melhor visualização das despesas e custos envolvidos no processo.
O trabalho está elaborado em forma de relatório apresentando as principais duvidas da direção da Indústria Pelicano Ltda.
Palavra-Chave: Gerenciamento, Rentabilidade, Qualidade, Crescimento.
INTRODUÇÃO
A gestão adequada de uma empresa não se baseia somente na capacidade dos gestores, mas é preciso também que os mesmos tenham informações necessárias e apropriadas para que as tomadas de decisões sejam sensatas. Pensando nisso, desenvolveu-se a necessidade da elaboração deste trabalho, no intuito de auxiliar fornecendo informações riquíssimas que subsidiam os gestores nas tomadas de decisões. No que se refere à gestão empresarial ela deve ter estratégia, são elas que manterão de pé a empresa quando houver problemas quanto a sua estruturação. Ser estratégico é se preparar para enfrentar e vencer os desafios, enxergar ameaças e oportunidades que ainda não existem, e planejamento gerencial no que se refere aos custos dos produtos fabricados. Por fim, no desenvolver deste trabalho, serão encontrados esclarecimentos sobre custos de vendas, gestão industrial e estratégias, objetivando a melhoria contínua do sistema da qualidade, crescimento, projetos e outros.
ESTRATÉGIAS E SISTEMA DE QUALIDADE NA GESTÃO INDUSTRIAL
Considerando-se que a principal preocupação da empresa é a satisfação dos seus clientes, cada uma possui métodos para que isto ocorra, sendo que cada qual criam o seu, pois seus sistemas são diferentes. Como exemplo são as empresas de setor industrial que compram materiais e transformam em produtos acabados e as empresas de setor de comercialização, que compram esses produtos a revendem sem alterar sua forma básica, sendo assim, seus métodos de venda e apuração de custos são divergentes. As informações contidas nesse projeto poderão ser aplicadas, e utilizadas continuamente, enriquecendo os conhecimentos dos gestores, a fim de manter um bom rendimento de sua empresa. Para estipular o preço do produto oferecido pela empresa industrial são colocados em pauta alguns itens relevantes a essa apuração, que são gastos da empresa, os custos e as despesas, sendo estes bastante complexos. Por causa disso, influenciará no valor do produto, pois a estipulação do preço segue esse ciclo. O custo da mercadoria sofre influência, por isso o empresário deve estar atento quanto à compra e ao estoque de sua mercadoria, fazendo assim, ele deverá adotar medidas quanto ao estreitamento dos fornecedores e o aperfeiçoamento de suas competências, visitando e analisando as relações e interesses de sua empresa. Mais que conquistar a competência necessária é preciso coloca-la em prática, diante dessa metodologia a adesão de estratégias e missões é imprescindível por parte do gestor, na atuação de sua gerência. Em relação ao custo de produção e ao comercio varejista, define-se o seguinte: A indústria determina o valor final do produto no sentido de valorizar a produção entrada no armazém. Deste modo, a fábrica adiciona os custos de distribuição, despesas administrativas e as despesas financeiros afetos à atividade. O custo industrial é o total de custos referentes à produção. A verdade é que os preços são mais função de mercado do que custo, por isso, se o controle da atividade de venda não for mantido é favorável à perda de clientes e a não obtenção de lucros, sendo aparentemente uma problemática vivenciada pela empresa Pelicano Ltda. O valor dos produtos de comércio, ou seja, venda normal, é a remuneração do investimento, ou do capital aplicado pela entidade. Por causa disso, o comércio trabalha com estratégia de vendas, sempre controlando a lucratividade obtida, pois o resultado deve ser maior que as despesas e outros gastos.
...