Contabilidade custa
Tese: Contabilidade custa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fellipecostaa • 26/3/2014 • Tese • 383 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
4. VALOR 0,5 PONTO. Uma determinada empresa, no mês de Junho de 200X, apresentou custos unitários com Matéria Prima no valor de 35,00 por unidade e custos unitários com mão de obra direta no valor de 18,00 por unidade. Os custos fixos totais do período foram de 180.000,00. Considerando-se que a empresa apresentou no mês, uma produção de 20.000 unidades totalmente acabadas, calcule o custo unitário de produção pelos Métodos do Custeio por Absorção e Variável.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custos Fixos 180.000,00
Custos Variáveis 1.060.000,00
Custo Produção Total 1.240.000,00
Quantidade Produzida 20.000
Custo Produção Unitário 62,00
CUSTEIO VARIÁVEL
Custos Variáveis 1.060.000,00
Custo Produção Total 1.060.000,00
Quantidade Produzida 20.000
Custo Produção Unitário 53,00
Conceitue:
a) Custos e Despesas;
b) Custos diretos e custos indiretos;
c) Custos Fixos e custos variáveis;
d) Custos Primários;
e) Custos de Transformação.
R= Custos é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, é reconhecido no momento da sua utilização para fabricação de um produto ou execução de um serviço. Ex: matéria prima, energia do setor de produção, folha de pagamento de funcionários que operam as máquinas de produção, etc.
Despesas: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receitas. As despesas são itens que reduzem o patrimônio líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas. Ex: aluguel, salários e encargos, telefone, propaganda, impostos, etc.
É essencial ver o perfil de cada empresa, porque tudo que é custo numa empresa pode ser despesa na outra.
Custos diretos são aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos, de maneira objetiva, bastando haver uma medida de consumo. Exemplo: quantidade de matéria-prima consumida, mão de obra utilizada.
Custos Indiretos são aqueles que somente por aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio. Exemplo: materiais indiretos, depreciação de máquinas da produção, aluguel da fábrica.
Custos fixos são os custos que, num certo período de tempo e numa certa capacidade instalada, permanecem constantes independentes do volume produzido pela empresa. Exemplo: aluguéis, depreciação de máquinas da produção.
Custos variáveis são os custos cujo total varia em proporção direta ao volume de atividade ou produção. Exemplos: matéria-prima, energia elétrica.
Custos primários: compostos apenas pela matéria-prima e pela mão de obra direta.
Custos de transformação representam todos os custos de produção,
...