Contabilidade e orçamento
Por: julianoales • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.008 Palavras (17 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 6º SEMESTRE
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
AELSON DE SOUZA NASCIMENTO - RA 414357
GISMAR CARDOZO DA SILVA - RA 416228
JULIANO ALEXANDRE DA SILVA - RA 411545
DANIELA GOMES GABRIEL - RA 7925659874
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROFESSORA EAD: Deisi Lima Martins
TUTOR PRESENCIAL: José Antônio Leardini
CRICIÚMA
2015
INTRODUÇÃO
Orçamento Público é o planejamento e execução dos gastos públicos, elaborado pela administração pública visando melhorar a qualidade e a quantidade de serviços execução do plano de ação governamental. Este orçamento estabelece o planejamento do Município em curto prazo, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro e também em médio prazo (4 anos). Dentro deste contexto, o Município estima as receitas que irá receber e determina as despesas que realizará, podendo assim determinar os investimentos necessários para a população na saúde, segurança pública, saneamento, educação, etc. Atualmente há interesse da população em saber dados que envolvam o orçamento de suas cidades, a cada dia vemos mais pessoas discutindo, criticando, elogiando e até mesmo dando sugestões do que deveria ou não ser feito com o dinheiro destinado a melhoria do município. Essa ferramenta que é coloca a disposição da população para acompanhar os gastos da prefeitura é sem dúvida a forma mais eficaz de fiscalizar o destino que tem o dinheiro pago em taxas, tributos e outras contribuições pagas ao município. Ainda assim para a grande maioria da população o orçamento que é divulgado continua sendo um grande amontoado de papéis e números que não condizem com a realidade da destinação que tem a receita municipal, ou até mesmo não tem significado nenhum por não entenderem para que sirva. A maior parte da população ao menos tem ciência do que é um orçamento, como é feito e qual sua finalidade. A pesquisa que vamos apresentar a seguir tem como objetivo principal explicar de forma clara e objetiva como são feitos os orçamentos de uma forma geral, e mostrar qual a destinação em valores pretendida para cada área do setor público. Para o melhor entendimento do que é o orçamento público teremos como base a cidade de Blumenau. A base de nossa pesquisa será o orçamento divulgado para o ano de 2011.
BLUMENAU-SC
História: Os primeiros moradores, 17 imigrantes alemães trazidos pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, procurador da Sociedade de Proteção aos Imigrantes Alemães do Sul do Brasil e fundador da cidade, chegaram em 1850. Menos de 20 anos depois, já haviam sido instaladas 239 pequenas fábricas na localidade, imprimindo a característica eminentemente industrial e produtiva existente até hoje na cidade. Blumenau deu origem a 42 municípios da região do Vale do Itajaí, que se desmembraram pouco a pouco, desde a década de 1930. Mesmo assim, é a cidade mais populosa da região e também a de maior força econômica, servindo como sede para as principais indústrias têxteis do País: Hering, Teka, Cremer e Karsten.
Localização Geográfica. O município de Blumenau está localizado no nordeste de Santa Catarina, no chamado Médio Vale do Itajaí, região pertencente ao Vale do Itajaí. Possui uma área de 519,8 quilômetros quadrados, sendo 206,8 km² (39,8 por cento) de área urbana e 313,0 km² (60,2 por cento) de área rural, e apresenta as coordenadas geográficas 26° 55' 08" Latitude Sul e 49° 03' 57" Longitude Oeste. Os municípios limítrofes de Blumenau são Jaraguádo Sul ao norte, Massaranduba a nordeste, Pomerode ao oeste, Indaial a sudoeste, Luiz Alves e Gaspar ao leste, e Botuverá e Guabiruba ao sul. Está a 130 km da capital Florianópolis, por via asfáltica, e 90,4 km em linha reta. A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu e propensa a enchentes. Blumenau possui um relevo muito acidentado, caracterizado por serras na região sul, vales na região norte e ribeirões, como o Ribeirão Garcia e o Ribeirão da Velha. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.
ÁREA TERRITORIAL: 519,8 Km²
área rural de 313,0 km² (60,2 por cento)
área urbano 206,8 km² (39,8 por cento)
IDH-M: 0,806 (IBGE - 2010)
PIB PER CAPITA: R$ 34.567,16 por habitante (2011)
ARRECADAÇÃO/ICMS: R$ 180.490.255,95 (2011)
ÍNDICE DE PARTICIPAÇÃO (IPM %) 5,1939642 %
COORDENADAS GEOGRÁFICAS: 26° 55' 08" Latitude Sul, 49° 03' 57" Longitude Oeste.
CLIMA:Subtropical Úmido .
Temperatura Anual Media de 20ºC (medidas diárias)
PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA:2.000mm (média anual)
HIDROGRAFIA: Bacia do Rio Itajai-Açu e Bacia do Rio Massaranduba.
-Vegetação: Mata Pluvial de Encosta Atlântica
RELEVO: Bastante acidentado, apresentando grandes e inúmeras diferenças de altitudes e declives. O município possui faixas de terrenos com características distintas, destacando as serras na região Sul e os vales no Norte. Esse relevo forma um conjunto ao longo da bacia dos rios Itajaí-Açu e Massaranduba.
BASE ECONÔMICA: Indústria têxtil(maior cidade produtora de etiqueta do Brasil)
Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico(maior pólo produtor de transformadores do Brasil)
...