Contabilidade e sua aplicação
Por: eliezerbn01 • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 863 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
Introdução
A contabilidade tem como principal objetivo, registrar, organizar, demonstrar, analisar e a tomada de decisões.
A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração na tomada de decisões. É ela quem coleta os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem para a tomada de decisões.
Um usuário de contabilidade é qualquer pessoa, tanto a física quanto a jurídica, que tenha interesse em conhecer dados de uma entidade, seja ela uma empresa, órgão publico ou mesmo uma pessoa ou grupo de pessoas. Os usuários podem ser internos ou externos.
A função Básica do contador é produzir informações uteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões.
Objetivos da Contabilidade
É permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Os usuários de contabilidade tem interesse nos dados das empresas. Esses dados normalmente são elementos que constam nos RELATORIOS CONTABEIS, que abrangem informações econômico-financeiras como as referentes ao PATRIMONIO LIQUIDO, ao CAPITAL e as receitas e as despesas, AO FLUXO DE CAIXA etc.
Cenários Contábeis
A contabilidade é uma ciência social, uma vez que estudam objetos, fenômenos e fatos resultantes as ações humanas, em particular aqueles que traduzem a criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do patrimônio.
A contabilidade surgiu da necessidade dos donos de bens patrimônios que desejavam mensurar, acompanhar e controlar suas riquezas. Dai pode se afirmar que a contabilidade surgiu em função de um usuário especifico O homem proprietário de patrimônio que, de posse de informações contábeis passa a conhecer melhor a saúde econômica financeira.
Novos atores foram surgindo com o passar do tempo no cenário econômico, tais como o banqueiro, o fornecedor de mercadoria a prazo, o governo o administrador, os acionistas, os empregados entre outros segmentos da sociedade. Assim chegou a um cenário moderno da economia e, por extensão, da contabilidade, que não esta centrado na figura dos donos e sim das entidades, estas em rápido crescimento, tornando-se de grande porte num crescimento tecnológico de mercado, de alta qualidade.
Contabilidade como Profissão
Uma das áreas que mais proporcionam oportunidades, de todas as espécies, para os profissionais que a ela se dedicam. O estudante que optar por um curso superior de contabilidade disporá de inúmeras alternativas.
Contador
É o profissional que lida com o patrimônio das instituições, bem como suas respectivas áreas financeira e econômica. Possui formação superior. Exercendo suas funções, o contador poderá dedicar-se a qualquer forma com que a contabilidade se faz presente na atualidade.
A contabilidade financeira, de acordo com a área ou atividade em que é aplicada, recebe varias denominações.
Contabilidade Agrícola, Contabilidade Bancaria, Contabilidade Comercial, Contabilidade Hospitalar, Contabilidade Industrial, Contabilidade Imobiliária, Contabilidade Pastoril entre outras.
Evolução da Contabilidade
Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro livro, o GENESIS, flagramos uma competição entre Jacó e seu sogro, Labão, no que dizia a respeito ao crescimento de suas riquezas.
E, historicamente, sabe-se que a contabilidade precisou de três elementos básicos para se desenvolver até os patamares que conhecemos: Números, escrita e a existência da moeda, isto é, de um suporte operacional para as demandas humanas por riquezas.
...