Contabilidade em outras moedas
Seminário: Contabilidade em outras moedas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nos_nibor • 5/6/2014 • Seminário • 1.911 Palavras (8 Páginas) • 434 Visualizações
Contabilidade em outras moedas
-A inflação elevada da economia brasileira obrigava as empresas à manutenção de subsistemas de contabilidade para fornecerem informações contábeis comparativas ao longo dos meses e anos. Dessa forma, os tratamentos contábeis mais especializados e completos da inflação e da correção monetária eram também atendidos dentro de um segmento do sistema de informação. Para isso, recomendam-se, no mínimo, os dois tratamentos básicos, com um eventual terceiro tratamento. Seriam eles:
Contabilidade pelos procedimentos da Correção Monetária Integral
-A CVM obrigava as Companhias Abertas à apresentação dos demonstrativos contábeis segundo esses procedimentos.
Entende-se que esses procedimentos continuam sendo importantes para o gerenciamento global das informações contábeis.
Contabilidade em moeda estrangeira
-Esse subsistema deverá estar presente no sistema de informação contábil de qualquer empresa, independente de seu tamanho. A internacionalização da economia é um fato inquestionável. Dessa forma, mesmo que empresa não tenha relacionamento direto com o mercado externo, através de exportações, importações, matriz ou filiais estrangeiras, o uso de uma moeda internacional já é um fato na economia.
Contabilidade em denominador monetário específico
- Caso a empresa deseje outro denominador monetário específico, tendo em vista suas características gerenciais, o contador deverá providenciar mais um subsistema.
Assim, poderá existir a criação um dólar específico da empresa cuja variação nominal represente a inflação interna da companhia. Também nessa linha em vez de um “dólar da empresa”, poder-se-ia criar um índice específico que represente a inflação interna, e a partir daí fazer o gerenciamento nesse denominador monetário específico.
Contabilidade Tributária
-A Contabilidade Tributária faz parte do âmbito da Contabilidade Gerencial, uma vez que qualquer decisão tributária afeta necessariamente os negócios da empresa assim como qualquer decisão gerencial só é válida se os impactos tributários forem corretamente avaliados.
Custos
Quando há necessidade de se atender às exigências fiscais de integração e coordenação da contabilidade de custos com o restante da escrituração (com a contabilidade financeira), o subsistema para gerenciamento de custos é imprescindível.
Independentemente disso, tal subsistema é vital para a consecução do que denominamos sistema de informação contábil integrado.
Provavelmente, nesse subsistema é que deverá ser registrada a maior parte dos dados quantitativos.
Administração Financeira e Orçamentos
-Segundo Padoveze “a informação contábil deve ser útil para o futuro. O passado só é importante se possibilitar ação futura.”
Além dos aspectos integrativos, o subsistema de orçamentos é que dá oportunidade à contabilidade de mostrar o caráter preditivo da informação contábil.
Esse subsistema deverá incorporar também o planejamento financeiro, através do planejamento, acompanhamento e controle do fluxo de caixa.
Contabilidade Divisional (Contabilidade por Responsabilidade) e Consolidação de Balanços No sistema de informação contábil, deve ser considerado um subsistema que segmente a apuração, controle e gerenciamento das unidades de lucros e de investimentos da empresa. Sabemos que muitas corporações já definem sua estrutura societária através da constituição de empresas independentes para suas diversas divisões de fabricação e comercialização de produtos. Nessa hipótese, em vez de chamar de contabilidade das divisões, ou contabilidade divisional, utiliza-se as técnicas de consolidação de balanços, para aglutinar os resultados e gerenciar globalmente a corporação.
Análise Financeira, Padrões Setoriais e Concorrências As técnicas básicas de análise de balanço são facilmente incorporadas ao sistema de informação contábil. O importante da incorporação dessas técnicas é a possibilidade de avaliarmos continuadamente o comportamento dos indicadores financeiros da companhia.
Contabilidade estratégica
Para cumprir a função de controladoria de apoio à estratégia, devemos ser implementados os sistemas de informações de Acompanhamento do negócio, o monitoramento das metas e objetivos estratégicos por meio do Balanced Scorecard e o sistema de informação para apoio à função de gestão de riscos.
Áreas “Não Contábeis” Abrangidas pelo Sistema
Não se pode mais conceber a arquitetura de um sistema de informação contábil sem a coleta, armazenamento e processamento dos dados quantitativos. Juntamente com isso, deve ser incorporado o subsistema de análises estatísticas e de acompanhamento.
¬¬¬¬¬¬¬¬__________________________________________________________________________
PASSO: 04
Relatório:
No mercado globalizado e cada vez mais exigente, as empresas têm necessidade de estarem bem informadas, inclusive para prever situações futuras. A contabilidade, através de seus demonstrativos, pode fornecer muita dessas informações, porém é na análise dessas informações que o administrador contempla o poder gerencial que a contabilidade pode oferecer ao processo de tomada de decisões. Existe a obrigação legal de se manter a contabilidade fiscal, no entanto, o processo decisório deve levar em consideração muitas outras questões que influenciam a empresa e o seu patrimônio.
Ao longo dos tempos o contador deixou de lado a essência de sua ciência, prestar informações úteis para tomada de decisões, para simplesmente atender abordagens fiscais e legais da contabilidade. Para adequar-se às necessidades do mercado globalizado, o contador tem retomado as suas origens e procurado prestar informações contábeis úteis para o gerenciamento empresarial, haja vista que a informação contábil através dos demonstrativos contábeis é o retrato de fatos passados e presentes, entendida apenas por contadores. Porém, para atender a necessidade deste mercado, a informação contábil deve
...