Contabilidade hoje
Resenha: Contabilidade hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stanichesk • 19/10/2014 • Resenha • 586 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
“Contabilidade no nosso dia – a –dia”.
Tão antiga como a própria história da civilação é a história da contabilidade, em que o homem primitivo já utilizava da contabilidade para ter informações sobre a quantidade de bens adiquiridos. E é através da contabilidade que se pode ter o máximo de informações possíveis para as tomadas de decisões tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
Portanto a contabilidade alcança um conjunto de técnicas para controlar o patrimôniodas organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.
No entanto foi o presidente Presidente Eurico Gaspar Dutra através do Decreto Lei 9.295/46 que sancionou a lei que reconhecia a atividade de contabilidade no nosso país.
A contabilidade esta presente na vida de cada um de nós quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.
Contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso.
Reconhecer que ela tem participação na vida de todos nós é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.
Quando o Frei Lucca Pacciolo vislumbrou a importância e a necessidade na adoção de processos administrativos padronizados, feitos por meio do Método das Partidas Dobradas, deve ter concluído que a saúde da corporação
à qual servia não se apresentava satisfatória e que um instrumento
de controle precisava ser adotado: a escrituração, a contabilidade, máxime,
as demonstrações contábeis.
Podemos dar exemplos das várias técnicas que a contabilidade abrange:
A escrituração: é a função de Registro contábil, quando usada o método das partidas.
Sem ele pode ser usada como controle administrativo e não contábil. Demonstração: é uma importante ferramenta de análise gerencial, pois, respeitando o princípio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimôniolíquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.
Auditoria: se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
E por fim a Analise contábil, essas são as possíveis áreas dentro da Contabilidade.
As pessoas praticam Contabilidade no seu dia a dia com muita frequência através de cálculos de suas despesas em via de diminui¬las e até mesmo para
...