TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade na era primitiva

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  1.435 Visualizações

Página 1 de 3

ORIGENS DA CONTABILIDADE

Alguns historiadores afirmam que os primeiros sinais da existência de contas remontam aos anos 4000 a.C. Entretanto, antes disso, ao inventariar instrumentos de caça e pesca e rebanhos, o homem primitivo já estava praticando uma forma de Contabilidade. Data da Pré-História a utilização daquilo que seria conhecido posteriormente como registro contábil. Esse era o período das sociedades coletoras e caçadoras paleolíticas, baseado na economia de subsistência.

        Já no Paleolítico Superior (cerca de 2000 a.C.), com a economia de subsistência, tornou-se necessária uma forma de controle sobre o quanto se acumulava. Várias provas arqueológicas demonstram a existência dessa Contabilidade primitiva, como pequenas lascas de ossos com incisões que indicam o controle da quantidade de algum objeto.

        Com o início do Neolítico (entre 11000 e 10000 a.C.) ocorreram profundas transformações na organização econômica e social do homem. As aldeias se transformaram em cidades e surgiu a necessidade da escrita e de processos de contagem. Em meio a essas transformações, a Contabilidade obteve progressos significativos, e foi na Suméria que os registros contábeis ganharam nova dimensão.

EGITO

        No Egito os trabalhadores agrícolas obtinham colheitas abundantes provenientes das terras fertilizadas pelo rio Nilo. A atividade agrícola e outras atividades econômicas eram fiscalizadas pelo Estado. Esse sistema baseado no controle estatal das informações, que utilizava a conta como meio de registro, foi responsável pelo desenvolvimento da Contabilidade nessa região.

        Em aproximadamente 3500 a.C. os egípcios já possuíam escrita hieroglífica, mas o comércio com outros povos foi pouco desenvolvido e era realizado pelo governo faraônico. O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito Antigo facilitou o registro de informações sobre negócios.

        A escrita era controlada pelo fisco real e o inventário era de grande importância. Inscreviam-se bens móveis e imóveis, e já se estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros.

        O Egito possuía uma grande quantidade de funcionários, com treinamento prático e intelectual, voltados para os conhecimentos da arte dos escribas, cujas funções se baseavam no controle administrativo e contábil dos maiores patrimônios egípcios: a azienda fiscal, na qual fiscalizavam cultivos e criações dos agricultores e camponeses, efetuando o registro das quantidades colhidas, e fixando o valor dos impostos devidos ao Estado, e a azienda do templo.

CHINA

Dez séculos antes do início da era cristã, a civilização chinesa já havia desenvolvido o “Suan-pan” (ou ábaco), uma eficiente máquina de calcular que ainda continua sendo utilizada, inclusive na coréia, Japão e Singapura. A simples existência deste instrumento já fez supor a existência da profissão de Contador e de procedimentos sistematizados de inventariação, bem como o desenvolvimento de alguma técnica de escrituração e registro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com