Contabilidade nos Negócios Empresariais
Por: mricardo • 8/12/2020 • Ensaio • 813 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
A CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS
Acadêmico: Marcelo Padilha Ricardo
Tutor: Giancarlo Amaral Porto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Administração (ADG2030)
Prática do Módulo I – 28/07/20
- INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização, a humanidade vem buscando formas de aprimorar suas relações em todos os seus aspectos: social, econômico, político, dentre outros. Assim, o ser humano já se preocupava com seu patrimônio, ainda que de forma rudimentar inventariava seus rebanhos, associando cada ovelha a uma pedra. Com o surgimento da escrita, os registros evoluíram e passaram a ser feitos nos papiros. Historicamente, a contabilidade foi descrita por diversos povos em seus processos de evolução, desde os registros bíblicos até os dias atuais, a ciência contábil nunca deixou de evoluir.
Nas últimas décadas, com a globalização e os grandes avanços tecnológicos em diversas áreas, as formas de gerenciamento sofreram muitas transformações. As Entidades, independentemente de seu porte, tiveram que adequar seus procedimentos para atender as exigências e as normas contábeis.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A contabilidade é uma importante ferramenta para o gerenciamento dos negócios empresariais, pois fornece as principais bases para a tomada de decisões, tanto dentro, quanto fora da empresa. O seu objeto é o patrimônio das entidades, e por esta razão constitui-se numa ciência social, cuja finalidade é registrar a movimentação patrimonial, quer qualitativa ou quantitativamente, a fim de fornecer informações úteis aos usuários e interessados. Sá (2010, p.46) descreve a Contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”. Desta forma, registra, de forma sistemática e padronizada, todos os fatos que podem ser mensurados monetariamente e que contribuem para a modificação do estado patrimonial da empresa.
O objetivo principal de uma entidade é o seu crescimento econômico, e para que isso ocorra é necessário que a gestão seja feita de forma competente. Diante disso, a qualidade das informações é de suma importância e o departamento contábil deve estar preparado para auxiliar no diagnóstico e orientar na tomada das decisões.
Neste contexto,
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões. (MARION, 2008, p.23).
Atualmente, os procedimentos contábeis necessitam de sistemas eficazes e eficientes, com capacidade para fornecer informações, não só financeiras, mas também de gestão, tempestivas e precisas, que visem facilitar a coordenação das diversas atividades da entidade. Para Johnson e Kaplan (1996), o sistema de contabilidade gerencial funciona como um elo de comunicação vital e bidirecional entre aqueles que compõem a entidade.
A figura a seguir tem o objetivo de exemplificar os principais fluxos percorridos pela informação dentro do contexto contábil.
FIGURA - FLUXO DAS INFORMAÇÕES NO CONTEXTO CONTÁBIL
[pic 1]
Fonte: BARBOZA E ROA (2019)
Conforme observa-se, o fluxo de informações ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional e dá-se por meio da utilização de diversas ferramentas tecnológicas, que em muito contribuem para o bom desempenho da gestão. Assim, as informações geradas pelos sistemas contábeis devem ser o elo de ligação entre os diversos setores da Entidade, além de produzirem os subsídios necessários para o seu crescimento econômico, financeiro e produtivo. Os relatórios contábeis são de suma importância para a gerencia avaliar a saúde financeira da empresa, pois são eles que resumem todas as informações de maneira organizada e confiável e devem ser analisados com muita cautela e atenção. Sem esse controle, o gestor coloca em risco o sucesso de sua administração.
...