Contabilidade para Produtores Musicais
Por: JULIANA170577 • 14/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.799 Palavras (12 Páginas) • 137 Visualizações
CONTABILIDADE PARA PRODUTORES MUSICAIS
RESUMO
A ferramenta contábil tem seu papel importante para o produtor musical, auxiliando o empresário na gestão da mesma, propiciando ao gestor tomar decisões para melhoria e cumprimento da missão da empresa. O que se objetiva quando se constitui uma empresa é o lucro. No entanto é preciso saber como chegar a esse objetivo, sem que sejam deixados de lado certos procedimentos considerados importantes, como a correta aplicação da contabilidade e da escrituração fiscal. Existem diversos relatórios contábeis que muitos administradores nem imaginam que existem. Porém são relatórios que poderiam ajudar a solucionar um problema ou ainda evitar um maio no futuro. O objetivo desse trabalho é ajudar a melhorar a visão da contabilidade direcionada ao produtor musical e como esta pode ajuda-lo em vários aspectos da sua profissão.
Palavra-chave: contabilidade; produtor musical.
ABSTRACT
The accounting tool has an important role for the music producer, assisting the entrepreneur in the management of the same, enabling the manager to make decisions for improvement and fulfillment of the company's mission. What is objectified when establishing a company is profit. However, it is necessary to know how to reach this goal, without leaving aside certain procedures considered important, such as the correct application of accounting and tax books. There are several accounting reports that many managers do not even realize they exist. But they are reports that could help solve a problem or even avoid a may in the future. The purpose of this work is to help improve the view of accounting directed to the music producer and how this can help him in various aspects of his profession.
Keyword: accounting; music producer.
INTRODUÇÃO
A contabilidade para o produtor musical é um assunto que rende discussões à medida que se é questionado qual sua importância para este tipo de profissional. Muitos se perguntam se aquele valor que pagam todo mês para os serviços contábeis prestados, não poderia ser menor, uma vez que, o que passa por suas cabeças, é que seus contadores somente lançam suas notas de entrada e de saída, calculam seu imposto e depois enviam para que eles efetuem o pagamento. Mas esse tipo de serviço qualquer um dotado de um pouco de conhecimento na área consegue fazer sem maiores esforços, porém o que eles não visualizam no cenário contábil é que se esses serviços são de extrema relevância, pois caso contrário, não seria preciso que futuros contadores ficassem quatro ou cinco anos dentro de uma sala de aula aprendendo quais formas corretas de tributação, quais leis valem para cada tipo de empresa e ainda se o que o governo impõe de imposto não esta gerando um superávit em cima dos seus contribuintes.
É preciso entender que o trabalho feito dentro dos escritórios de contabilidade hoje tem que ser levado muito a sério sim, pois não há empresa dentro da lei, se não houver um profissional da contabilidade auxiliando-a e ajudando a tomar as decisões corretas para que a empresa se firme no mercado. De fato a contabilidade atual está muito avançada, onde no passado eram calculadas as demonstrações por trimestres, semestres e até anualmente, hoje os programas de contabilidade já são capazes de gerar demonstrações mensalmente e até diariamente. Isso pode dar ao empresário produtor musical a ideia exata de como estará suas finanças no final do exercício financeiro, dando tempo hábil para que as principais decisões sejam tomadas sempre a favor do lucro e regularidade.
O PRODUTOR MUSICAL
O trabalho de um produtor musical é paralelo a um generalista talentoso. Produtores musicais são tecnicamente adeptos de gravação, mixagem e masterização de faixas. Eles têm experiência em trabalhar com diferentes tipos de fluxos de trabalho, ambientes e instrumentos. Sabem tocar vários instrumentos e conhecem como ninguém a teoria musical e composição. Percebem o que soa bem e o que não é da perspectiva do público. Eles sabem como agir para criar arranjos agradáveis.
Os produtores musicais trabalham com uma variedade de artistas para desbloquear o potencial criativo e criar sua faixa ou álbum. Este pode ser um processo tedioso e estressante que requer maior paciência, criatividade e determinação. Eles devem ser capazes de entender um artista, ajudar nas composições, gravar, mixar, masterizar a faixa, fornecer opinião criativa e, muitas vezes, ir além da habilidade artística do artista para desbloquear algo que ninguém nunca ouviu antes.
O papel de um produtor é muitas vezes desprezado na indústria da música, mas é o produtor que impulsiona essa indústria, além ajudar artistas a capturar sua arte e transformá-la em um produto. Um produto pode variar de um MP3 a um CD player, a um comercial de 30 segundos ou a uma trilha sonora de videogame. Seu sucesso resulta da criação do produto de qualidade mais alta possível dentro de um prazo, escopo e orçamento definidos.
Muitas vezes, os músicos não sabem os custos associados ao ensaio, acompanhamento, mixagem, masterização, etc. Um produtor pode ajudar a criar um orçamento e garantir que a banda não está perdendo tempo ou gastando muito dinheiro. Nem todos os produtores são técnicos, mas é muito provável que eles tenham uma equipe para ajudá-los a criar batidas, gravar instrumentos, gravar vocais, editar uma faixa ou mixar uma música. Como o objetivo de um produtor é capturar um desempenho usando tecnologia, há alguns aspectos técnicos para o show. Alguns produtores têm um processo tão único que o produto final é descrito como tendo “um som”. Se o artista, é inspirado para ter um som específico, um produtor pode servir como atalho para o sucesso.
Muitos artistas, por diversas vezes querem mais do que apenas um estúdio, um engenheiro de gravação e um produto final. Eles realmente querem ser motivados, inspirados e treinados para alcançar suas melhores performances ou maior expressão. Algumas pessoas chamam isso de liderança ou mordomia, mas isso nada mais é do que “criar uma experiência para o seu cliente”. Criar uma ótima experiência, por sua vez, ajuda os produtores a realizarem shows repetidos.
Um produtor musical pode ser comparado a um diretor de cinema, pois são artistas que usam técnicas e habilidades de pessoas para perceber os aspectos criativos do trabalho que não podem ser categorizados como escrever ou executar. Alguns produtores fazem tudo sozinhos, desde tocar todos os instrumentos, programar sintetizadores, escrever letras e músicas, gravar, mixar, masterizar e até supervisionar a manufatura. Outros produtores assumem um papel que é mais de um supervisor - certificando-se de que todos façam o seu trabalho e controlem a qualidade do trabalho. Geralmente é um pouco dos dois. Produtores gerenciam o orçamento de produção (embora em muitos casos, isso é basicamente zero hoje em dia), e eles são responsáveis por manter os prazos (e quando não há prazos, eles os definem).
...